Deputado Tarcizo Freire pede redução do valor da taxa de guincho no Estado
A Indicação está em tramitação na Assembleia Legislativa e aguarda votação
O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), requereu através de indicação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que o Governo do Estado de Alagoas, juntamente com o secretário de Segurança Pública e o diretor-presidente do Detran /AL, tomem medidas necessárias para que o valor da taxa de guincho seja razoável no estado de Alagoas.
De acordo com a Indicação nº 970/2021, a taxa de guincho precisa ser proporcional aos custos do respectivo deslocamento, quando ocorrer a eventual apreensão de veículos nos moldes da legislação vigente, evitando assim, abusos e cobranças excessivas.
O parlamentar justifica que são inúmeras as reclamações de motoristas que eventualmente são apreendidos em blitz de trânsito com alguma irregularidade e precisam pagar uma taxa absurda de guincho para levar o veículo apreendido. E que a cobrança da referida taxa não pode se configurar na prática, aplicação de nova penalidade
“Tenho ouvido inúmeras reclamações de motoristas que precisam pagar uma taxa absurda de guincho para levar o veículo apreendido. O valor que está sendo cobrado configura a aplicação de uma nova penalidade. Cabe ao Governo do Estado empreender esforços para reduzir consideravelmente”, pontuou Tarcizo.
Ele destaca que o Estado cumpre seu papel e tem o dever de realizar a adequada fiscalização de trânsito e combater a criminalidade no território alagoano, surgindo inevitavelmente inúmeras medidas administrativas decorrentes do poder de polícia, entre elas a apreensão de veículo, através da legislação atual.
“Com a apreensão é necessário o serviço de guincho para recolher o veículo apreendido para o pátio do órgão de trânsito, sendo necessário a cobrança da taxa por tal serviço, mas o valor tem se demonstrado fora da realidade, tornando-se abusivo e desproporcional aos custos efetivos diante do deslocamento percorrido e, do preço aplicado no mercado privado” enfatizou o deputado Tarcizo Freire .
A Indicação está em tramitação na Assembleia Legislativa e aguarda votação.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
