Deputado Tarcizo Freire pede redução do valor da taxa de guincho no Estado
A Indicação está em tramitação na Assembleia Legislativa e aguarda votação
O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), requereu através de indicação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que o Governo do Estado de Alagoas, juntamente com o secretário de Segurança Pública e o diretor-presidente do Detran /AL, tomem medidas necessárias para que o valor da taxa de guincho seja razoável no estado de Alagoas.
De acordo com a Indicação nº 970/2021, a taxa de guincho precisa ser proporcional aos custos do respectivo deslocamento, quando ocorrer a eventual apreensão de veículos nos moldes da legislação vigente, evitando assim, abusos e cobranças excessivas.
O parlamentar justifica que são inúmeras as reclamações de motoristas que eventualmente são apreendidos em blitz de trânsito com alguma irregularidade e precisam pagar uma taxa absurda de guincho para levar o veículo apreendido. E que a cobrança da referida taxa não pode se configurar na prática, aplicação de nova penalidade
“Tenho ouvido inúmeras reclamações de motoristas que precisam pagar uma taxa absurda de guincho para levar o veículo apreendido. O valor que está sendo cobrado configura a aplicação de uma nova penalidade. Cabe ao Governo do Estado empreender esforços para reduzir consideravelmente”, pontuou Tarcizo.
Ele destaca que o Estado cumpre seu papel e tem o dever de realizar a adequada fiscalização de trânsito e combater a criminalidade no território alagoano, surgindo inevitavelmente inúmeras medidas administrativas decorrentes do poder de polícia, entre elas a apreensão de veículo, através da legislação atual.
“Com a apreensão é necessário o serviço de guincho para recolher o veículo apreendido para o pátio do órgão de trânsito, sendo necessário a cobrança da taxa por tal serviço, mas o valor tem se demonstrado fora da realidade, tornando-se abusivo e desproporcional aos custos efetivos diante do deslocamento percorrido e, do preço aplicado no mercado privado” enfatizou o deputado Tarcizo Freire .
A Indicação está em tramitação na Assembleia Legislativa e aguarda votação.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
