Lagoa da Canoa intensifica ações de combate a dengue, zika e chikungunya
Estão sendo realizadas inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito

Embora o medo de contrair a Covid-19 seja a preocupação mais presente no cotidiano das pessoas, doenças como dengue, zika e chikungunya continuam presentes e também devem ser motivo de alerta. É por isso que a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando ações para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor dessas arboviroses.
Atendendo a uma determinação da prefeita Tainá Veiga, as ações no município continuam sendo realizadas paralelamente ao enfrentamento da COVID-19, através dos agentes de combate às endemias, que realizam inspeção cuidadosa nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito em caixas d’água, calhas, pneus, garrafas, dentre outros, bem como aplicação de larvicida.

Durante as visitas, os agentes realizam educação em saúde através de orientações quanto ao ciclo de vida do Aedes e as principais formas de vigilância, prevenção e controle. O combate ao mosquito tem sido trabalhado também com crianças e adolescentes através do Programa Saúde na Escola (PSE), que possibilita a articulação entre saúde e educação.
Visando fortalecer as ações de promoção, prevenção e controle das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ainda atividades educativas com orientações e distribuição de panfletos através das visitações, casa a casa, durante o Projeto “Combatendo a COVID-19 na Comunidade”, composto por uma equipe multiprofissional, incluindo agentes comunitários de saúde e de endemias, resultando num trabalho paralelo entre o Coronavírus e o Aedes aegypti.
De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a informação é a mais importante arma para combater tanto a Covid como as arboviroses. “A disseminação de informações pelas redes sociais oficiais, carros de som e a orientação in loco por meio dos agentes são fundamentais, pois sabemos que os sintomas podem ser confundidos com a COVID-19. Por isso, é essencial buscar atendimento médico ao apresentar qualquer sintoma, visando uma avaliação detalhada, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a prefeita Tainá Veiga.
O envolvimento e conscientização da população na eliminação de possíveis criadouros são fundamentais mesmo em tempos de pandemia. O combate ao Aedes aegypti, durante a pandemia, é dever de todos.
Veja também
Últimas notícias

Famílias de vítimas do acidente na Serra da Barriga devem buscar indenização na Justiça

PRF flagra motorista com 56 comprimidos de anfetamina em Rio Largo

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
