Geral

Lagoa da Canoa intensifica ações de combate a dengue, zika e chikungunya

Estão sendo realizadas inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito

Por 7Segundos com Assessoria 28/05/2021 11h11 - Atualizado em 28/05/2021 12h12
Lagoa da Canoa intensifica ações de combate a dengue, zika e chikungunya
Município de Lagoa da Canoa realiza ações de combate à dengue - Foto: Assessoria

Embora o medo de contrair a Covid-19 seja a preocupação mais presente no cotidiano das pessoas, doenças como dengue, zika e chikungunya continuam presentes e também devem ser motivo de alerta. É por isso que a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando ações para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor dessas arboviroses.

Atendendo a uma determinação da prefeita Tainá Veiga, as ações no município continuam sendo realizadas paralelamente ao enfrentamento da COVID-19, através dos agentes de combate às endemias, que realizam inspeção cuidadosa nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito em caixas d’água, calhas, pneus, garrafas, dentre outros, bem como aplicação de larvicida.

Durante as visitas, os agentes realizam educação em saúde através de orientações quanto ao ciclo de vida do Aedes e as principais formas de vigilância, prevenção e controle. O combate ao mosquito tem sido trabalhado também com crianças e adolescentes através do Programa Saúde na Escola (PSE), que possibilita a articulação entre saúde e educação.

Visando fortalecer as ações de promoção, prevenção e controle das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ainda atividades educativas com orientações e distribuição de panfletos através das visitações, casa a casa, durante o Projeto “Combatendo a COVID-19 na Comunidade”, composto por uma equipe multiprofissional, incluindo agentes comunitários de saúde e de endemias, resultando num trabalho paralelo entre o Coronavírus e o Aedes aegypti.

De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a informação é a mais importante arma para combater tanto a Covid como as arboviroses. “A disseminação de informações pelas redes sociais oficiais, carros de som e a orientação in loco por meio dos agentes são fundamentais, pois sabemos que os sintomas podem ser confundidos com a COVID-19. Por isso, é essencial buscar atendimento médico ao apresentar qualquer sintoma, visando uma avaliação detalhada, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a prefeita Tainá Veiga.

O envolvimento e conscientização da população na eliminação de possíveis criadouros são fundamentais mesmo em tempos de pandemia. O combate ao Aedes aegypti, durante a pandemia, é dever de todos.