Lagoa da Canoa intensifica ações de combate a dengue, zika e chikungunya
Estão sendo realizadas inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito
Embora o medo de contrair a Covid-19 seja a preocupação mais presente no cotidiano das pessoas, doenças como dengue, zika e chikungunya continuam presentes e também devem ser motivo de alerta. É por isso que a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando ações para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor dessas arboviroses.
Atendendo a uma determinação da prefeita Tainá Veiga, as ações no município continuam sendo realizadas paralelamente ao enfrentamento da COVID-19, através dos agentes de combate às endemias, que realizam inspeção cuidadosa nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos do mosquito em caixas d’água, calhas, pneus, garrafas, dentre outros, bem como aplicação de larvicida.

Durante as visitas, os agentes realizam educação em saúde através de orientações quanto ao ciclo de vida do Aedes e as principais formas de vigilância, prevenção e controle. O combate ao mosquito tem sido trabalhado também com crianças e adolescentes através do Programa Saúde na Escola (PSE), que possibilita a articulação entre saúde e educação.
Visando fortalecer as ações de promoção, prevenção e controle das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ainda atividades educativas com orientações e distribuição de panfletos através das visitações, casa a casa, durante o Projeto “Combatendo a COVID-19 na Comunidade”, composto por uma equipe multiprofissional, incluindo agentes comunitários de saúde e de endemias, resultando num trabalho paralelo entre o Coronavírus e o Aedes aegypti.
De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a informação é a mais importante arma para combater tanto a Covid como as arboviroses. “A disseminação de informações pelas redes sociais oficiais, carros de som e a orientação in loco por meio dos agentes são fundamentais, pois sabemos que os sintomas podem ser confundidos com a COVID-19. Por isso, é essencial buscar atendimento médico ao apresentar qualquer sintoma, visando uma avaliação detalhada, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a prefeita Tainá Veiga.
O envolvimento e conscientização da população na eliminação de possíveis criadouros são fundamentais mesmo em tempos de pandemia. O combate ao Aedes aegypti, durante a pandemia, é dever de todos.
Veja também
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
