Cidades

[Vídeo] Coité do Noia retoma recuperação do Cruzeiro e obras travadas no município

Daniel Porto afirma que execução de obras buscam bem estar da população e desenvolvimento do município

Por 7Segundos 08/06/2021 11h11 - Atualizado em 08/06/2021 12h12
[Vídeo] Coité do Noia retoma recuperação do Cruzeiro e obras travadas no município
Conforme secretário, obras visam bem estar e desenvolvimento - Foto: Reprodução

A retomada das obras do Cruzeiro de Coité do Noia pela atual gestão é apenas uma das melhorias implantadas pela gestão do prefeito Bueno Higino (PP), o Bueninho. Em entrevista para o 7Segundos, o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Daniel Porto, afirma que várias obras que estavam paradas há quatro anos foram destravadas e estão em andamento no município.

Com a obra do Cruzeiro, por exemplo, o município pretende retomar o turismo religioso e esportivo na região. Conforme o secretário, a expectativa é de que a obra seja inaugurada no aniversário de emancipação política de Coité do Noia, comemorado em 21 de setembro. Até lá, a pavimentação asfáltica do trajeto e a recuperação da praça devem ser concluídas.



"O Cruzeiro fica no morro, que é o mais alto da cidade, e há uma tradição de as pessoas subirem esse morro na Sexta-Feira Santa e no dia 1º de janeiro, para pagar promessas. Lá de cima também tem uma vista muito bonita, que atrai também quem faz trilha e até mesmo pessoas de fora", declarou.

Além dessa obra, a secretaria também está tocando reforma nas escolas do povoado Salgado e Oitizeiro e a construção de nova escola na comunidade de Alagoinha, além da construção de oito poços artesianos para atender comunidades rurais que tem dificuldade de acesso a água. Os trabalhos seguem paralelo a recuperação de máquinas e veículos pesados da prefeitura e aquisição de uma retroescavadeira nova, que possibilitou a retomada de serviços de recuperação de estradas de terra na zona rural. Daniel Porto afirma que, em algumas comunidades, fazia quatro anos que a máquina não passava nas estradas.

Nestes cinco meses, a Secretaria de Obras e Urbanismo também passou a utilizar um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que Daniel Porto explicou em vídeo como funciona, para dar mais celeridade na troca de lâmpadas para iluminação pública. O secretário afirmou que, ao assumir a pasta, colocou para si mesmo a meta de manter 100% da iluminação pública funcionando e, com a aquisição de lâmpadas, formação de uma equipe e o SAC, atualmente já consegue atender 95% da demanda em tempo hábil.

"Havia alguns locais que já fazia quatro anos que as lâmpadas foram trocadas. Isso é um absurdo porque se todos os moradores pagam a taxa que vem na conta de energia, todos têm direito a iluminação pública", ressaltou.