Polícia

Crianças são encontradas abandonadas no meio de lixo e fezes em Arapiraca

O conselheiro Tutelar Netinho Cavalcante falou sobre o caso, durante entrevista

Por 7Segundos 11/06/2021 10h10 - Atualizado em 11/06/2021 11h11
Crianças são encontradas abandonadas no meio de lixo e fezes em Arapiraca
Sede do Conselho Tutelar de Arapiraca - Foto: Arquivo

Duas crianças com idades de 8 e 4 anos foram resgatas pelo Conselho Tutelar após serem encontradas abandonadas dentro de uma casa. Os menores estavam sozinhos desde às 8h da manhã até as 3h da madrugada. O fato aconteceu nesta quinta-feira (11), em Arapiraca.

De acordo com as informações, a mãe responsável pelos menores teria saído para o hospital na manhã de quarta (10) e informou as crianças que iria retornar. O órgão realizou buscas nos hospitais da cidade mas não encontraram a mesma.

Uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar acionou o Conselho Tutelar, que se deslocou até a residência e encontrou os menores, um destes possui deficiência. O local estava tomado por fezes, lixos e bagunça.

As crianças foram levadas para um abrigo, e posteriormente foram entregues a familiares que foram localizados. A criança mais nova ficou sob responsabilidade da tia, e a mais velha do genitor.

Conselho Tutelar 

O Conselheiro Tutelar Netinho Cavalcante falou sobre o caso durante entrevista: "O que nos preocupou é que uma das crianças possui deficiência e a maior, de 8 anos, possui um senso de responsabilidade muito grande de cuidar do irmão, de se preocupar com o irmão", declarou.

De acordo com o conselheiro, a mulher responderá a processo. “Se a mãe  tivesse sido localizada ontem, ela teria sido presa em flagrante por abandono de incapaz, de acordo com artigo 133 do Código Penal. Mas como ela só apareceu depois que a gente tinha tomado as providências, agora ela vai responder a processo”.

Ele ressaltou a importância da atuação da população para denunciar casos como este: "Se visualizar se sentir alguma situação de negligência acione o Conselho que nós prontamente vamos investigar a situação, vamos até o local par ver o que está acontecendo".