Geral

Após cirurgia no cerébro, motorista do Samu não resiste e morre

José Maria Cavalcante Melo foi diagonosticado com uma doença rara no cerébro

Por 7Segundos 16/06/2021 07h07 - Atualizado em 16/06/2021 09h09
Após cirurgia no cerébro, motorista do Samu não resiste e morre
Após cirurgia no cérebro, motorista do Samu não resiste e morre - Foto: Redes Sociais

Morreu na noite desta terça-feira (15) o motorista que trabalhava no Samu, em Arapiraca,  José Maria Cavalcante Melo morreu vítima de complicações de uma doença rara identificada como Malformação Arteriovenosa (MAV), descoberta após ele sofrer uma convulsão, quando ele teve Covid-19.

A doença foi descoberta em 2020 quando o funcionário do Samu de Arapiraca sofreu convulsões e foi hospitalizado. Durante exames no Hospital de Emergência do Agreste, os médicos diagnosticaram a MAV no grau 5, o mais grave de todos. Ele recebeu alta médica e passou a ser acompanhado por um angioneuro, neurocirurgião especialista em vasos sanguíneos, e por um neurologista clínico, uma vez que o servidor passou a sofrer de perda de memória recente.

MAV


É uma ligação anormal entre artérias e veias, geralmente no cérebro ou na coluna vertebral.

A malformação arteriovenosa (MAV) geralmente é congênita. As artérias e veias em uma malformação arteriovenosa podem se romper, causando sangramento no cérebro ou na medula espinhal.

Os sintomas podem incluir dores de cabeça e convulsões.

A cirurgia é o tratamento mais comum para MAVs cerebrais. Em alguns casos, é possível utilizar um cateter ou radioterapia para fechar os vasos. Medicamentos podem ser utilizados para tratar dores de cabeça e convulsões.