Após caso Lázaro, Câmara pauta urgência para restringir saída de presos
O texto é de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) e conta com o apoio de outros deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta, terça-feira (22), um requerimento de urgência que pode alterar a Lei de Execução Penal. O objetivo do PL é restringir a possibilidade de saída temporária e a progressão de pena em caso de prisão, obrigando o detento a passar em um exame criminológico. A proposta vem durante as perseguições das polícias militares de Goiás e do Distrito Federal ao serial killer Lázaro Barbosa, que já dura 14 dias.
O texto é de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) e conta com o apoio de outros deputados. O PL inclui o exame criminológico a outros requisitos que o detento tem de cumprir para obter o benefício da progressão. A lei de 1984 que regulamenta a execução penal determina hoje que a progressão de pena depende de uma declaração do diretor da cadeia de que o preso tem boa conduta carcerária, e a saída temporária depende apenas de "comportamento adequado".
Em suas manifestações, Manente - que é líder da sua bancada na Casa - indica claramente o caso Lázaro como indutor da proposta.
"À época, os psicólogos que ficaram responsáveis pela avaliação descartaram a hipótese de que Lázaro ganhasse o benefício da progressão de regime. Em 2014, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios manifestou pela progressão de regime de Lázaro, mas sem benefícios externos, como saídas temporárias", escreveu o parlamentar, que rememorou a linha do tempo dos fatos. "Em 2016, Lázaro fugiu da penitenciária, após não retornar do benefício do 'saidão' da Páscoa. Ele foi recapturado e cumpriu pena entre 7 de março de 2018 e 23 de julho de 2018, quando novamente cometeu fuga do presídio de Águas Lindas de Goiás."
O parlamentar paulista argumenta que o caso Lázaro, ainda em aberto, é apenas uma das razões de que "somente com a avaliação criteriosa de um exame criminológico de que o preso não irá reincidir na prática de delitos, poderá haver progressão para o regime aberto, e a concessão do benefício da saída temporária". O texto deve ter sua urgência aprovada para ser pautado com prioridade no Plenário da Casa.
Últimas notícias
Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa
Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim
Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas
Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária
Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante
Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
