Servidores do HEA recebem treinamento para utilizar máquina moderna de esterilização
A máquina será utilizada para esterilização de instrumentos, roupas cirúrgicas, entre outros itens da unidade hospitalar

Servidores da Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foram treinados, durante dois dias, para a utilização de novo equipamento instalado para o processo de esterilização de instrumentos, roupas cirúrgicas, entre outros itens da unidade hospitalar.
O esterilizador a baixa temperatura por peróxido de hidrogênio vaporizado e plasma foi adquirido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O equipamento é considerado seguro para operadores, materiais e meio ambiente.
Silas Lima, responsável pelo treinamento dos colaboradores, ressaltou a facilidade de uso e a produtividade do esterilizador, como características importantes na utilização de rotina do HE do Agreste.
“Este equipamento é uma inovação por esterilizar a uma baixa temperatura. Materiais termosensíveis não serão danificados. O plus é a não utilização dos recursos naturais, porque a máquina utiliza apenas energia elétrica e é segura para quem está operando, porque tem um catalizador que faz a quebra da substância química, o peróxido de hidrogênio, e traz a possibilidade de esterilizar de maneira segura um universo bem maior de materiais, considerando a característica de não aquecer. É de fácil manuseio com tela de LCD, e após o treinamento, os operadores poderão utilizar com tranquilidade e segurança”, adiantou Silas.
A coordenadora da Central de Materiais e Esterilização (CME) do HEA, enfermeira Elzicléa de Oliveira, explicou como funciona o trabalho do CME e a importância dentro do sistema hospitalar. “A CME é a unidade de apoio técnico responsável pelo fornecimento de artigos médico-hospitalares adequadamente processados em condições para o atendimento direto e a assistência à saúde das pessoas enfermas e sadias. Entre os materiais de responsabilidade de esterilização da CME estão instrumentos e roupas cirúrgicas”, informou.
Sobre o novo equipamento, a coordenadora comemora o reforço ao setor, que vai se juntar às outras máquinas, para tornar o processamento mais rápido e seguro. “Máquina segura, fácil de uso, garantia do material e aumenta a produtividade pelos ciclos mais rápidos. Desde a instalação, tivemos treinamento e, como a máquina vai funcionar a todo vapor, fomos treinados para que a equipe fique ciente de como funciona e como poderemos tirar o melhor proveito possível destas vantagens oferecidas pelo equipamento, pra prestar um serviço de excelência ao HEA”, disse Elzicléa de Oliveira, enfermeira e coordenadora do CME. A enfermeira Ana Karina Leite Canuto citou que o HEA ganha mais qualidade e segurança para o usuário. “Segurança para evitar acidentes de trabalho e um processo de esterilização seguro. O treinamento é importante pra termos mais conhecimento e contribuirmos com um serviço mais ágil. A gente fica bem mais aliviada em ver o interesse da coordenação e da gestão do HEA em trazer novidades e atualizar a equipe com treinamentos”, ressaltou Ana
Veja também
Últimas notícias

Adolescente de 14 anos filma abusos e denuncia marido da própria tia, em Maceió

Homem furta aparelho celular em uma loja de shopping em Maceió
Prefeitura de Lagoa da Canoa promove evento do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e prevenção do suicídio
Homem é preso com drogas e arma de fogo no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
JHC promete eleger um federal em 2026 pelo PSB em acordo com João Campos

Caio Bebeto e Neto Andrade tomam posse como vereador de Maceió nesta terça (23)
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
