Delta transmite muito facilmente até em ambientes abertos', diz infectologista
Infectologista da Unifesp, Raquel Stucchi explica que a eficácia das vacinas diminui um pouco para a variante Delta
Em entrevista à CNN, a infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Raquel Stucchi afirmou que a variante Delta, originária da Índia, é contagiosa também em ambientes abertos e ventilados.
"A variante Delta se transmite muito facilmente, nós já sabemos e temos documentação científica disso, inclusive em ambientes abertos. Porque a gente não via isso, com importância, nas outras variantes, em ambiente aberto, a gente falava: ‘não use máscara’, agora não é mais verdade."
Por esse motivo, a infectologista considera arriscado afirmar que teremos festa de Réveillon no fim do ano e até mesmo Carnaval em 2022. "Se você estiver em um ambiente aberto, coladinho um no outro, como no Carnaval ou Réveillon, precisa estar de máscara. E mesmo assim, com risco de transmissão.”
Para a infectologista, as flexibilizações que estão sendo adotadas em diversas cidades e estados brasileiros "conclamam aglomerações". Ela afirma que embora o gestor público possa ter a intenção de realizar novas aberturas e festas tradicionais nos próximos meses, o adequado, agora, é esperar o momento certo para este anúncio.
“Claro que o gestor tem que ter planejamento, mas ele não precisa avisar tudo o que ele tem de planejamento para o futuro".
Eficácia das vacinas
Raquel Stucchi chama a atenção para o fato da variante Delta já estar desafiando a proteção dos imunizantes utilizados em todo o mundo. “A eficácia das vacinas diminui um pouco para a variante Delta. Então, se a vacina antes me dava uma proteção de 80, 90% contra a forma grave. Hoje essa proteção para a variante Delta cai uns 10 pontos. Ela vai para 80, quase 70%.”
A infectologista também explica que embora os vacinados com as duas doses estejam mais protegidos contra formas graves da Covid-19, eles continuam transmitindo o coronavírus para a população não vacinada, que recebeu apenas uma dose ou que é imunossuprimida.
"A pessoa completamente vacinada tem uma chance menor, bem menor de ir para o hospital, de ter um quadro grave ou de vir a morrer pela Covid-19, mas ela transmite muito bem", afirma.
Portanto, de acordo com Stucchi, usar máscaras de proteção, manter o distanciamento entre as pessoas e continuar seguindo os protocolos de higienização são fundamentais para o Brasil não viver novos picos na pandemia.
Últimas notícias
Alagoas registra a maior redução em vítimas de afogamento dos últimos cinco anos
Detran/AL orienta proprietários de veículos sobre prazos de pagamento da taxa de licenciamento
Defesa Civil avança no trabalho preventivo com aplicação de lonas em áreas de risco
Acusado de matar esposa em São José da Tapera será julgado em Arapiraca
Centro de Belas Artes de Alagoas abre matrículas para cursos gratuitos em 2026
Aposentado sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
