Mais de 800 alunos retomaram às atividades pedagógicas graças ao trabalho da Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é um trabalho multiprofissional, desempenhado pelas secretarias municipais, coordenado pela Educação e Esporte

O impacto da pandemia na educação pública fez com que muitos alunos abandonassem as atividades educacionais. Mas, graças a um trabalho incansável das equipes de Busca Ativa Escolar, mais de 800 crianças foram resgatadas só este ano em Arapiraca.
O dado foi divulgado durante reunião do Comitê Gestor do Busca Ativa Escolar, na tarde dessa quarta-feira (11), no Centro Administrativo Municipal. O encontro contou com a participação da secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, e com técnicos de todas as secretarias envolvidas no processo de resgate promovido pela Busca Ativa.
Para Ivana, o trabalho desempenhado pelas equipes é fundamental para minimizar os transtornos causados pela pandemia na educação pública municipal.
“São vários os motivos que levam os alunos à evasão escolar, mas, sem dúvida, a pandemia ampliou significativamente esse problema, principalmente por causa da falta de adaptação à nova rotina de aulas remotas. Graças a esse trabalho, que é desenvolvido de forma integrada entre prefeitura, escola e comunidade, conseguimos resgatar mais de 800 crianças, que já retomaram às atividades pedagógicas”, explicou.
A Busca Ativa Escolar é um trabalho multiprofissional, desempenhado pelas secretarias municipais, coordenado pela Educação e Esporte, mas que conta com a participação de diretores, coordenadores, professores, profissionais da assistência social, da saúde, e muito mais.
A estratégia nacional é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
