Política

[Vídeo] Após solicitar melhoria na malha cicloviária de AL, Tarcizo Freire cobra implantação de ciclovias em Arapiraca

Deputado ressaltou a importância do ciclismo durante sessão legislativa desta terça-feira (17)

Por 7Segundos com Assessoria 18/08/2021 11h11 - Atualizado em 18/08/2021 12h12
[Vídeo] Após solicitar melhoria na malha cicloviária de AL, Tarcizo Freire cobra implantação de ciclovias em Arapiraca
deputado estadual Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Durante sessão legislativa ordinária, realizada na última terça-feira (17), no plenário da Casa de Tavares Bastos, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), fez uso da tribuna para enfatizar a importância do ciclismo e seus benefícios para a saúde do cidadão.

Freire, também aproveitou seu tempo reservado à tribuna, para expor sua solicitação ao prefeito Luciano Barbosa e ao Governo de Alagoas, referente a melhoria da malha cicloviária do Estado.

O parlamentar fez um apelo ao poder público de Arapiraca, para que realize de forma imediata a implantação de ciclovias e ciclofaixas, ressaltando que os benefícios serão inúmeros.

Ao Governo do Estado, reforçou sua solicitação sobre implantação de ciclovias no projeto de duplicação da rodovia que liga Arapiraca à São Sebastião.



É importante enfatizar que em 2019, Tarcizo Freire, já tinha solicitado na Assembleia Legislativa do estado (ALE), através de indicação, a construção de ciclovias entre as cidades de Arapiraca à São Miguel dos Campos, e de Arapiraca à São Sebastião.

Adepto do esporte recentemente, Tarcizo aproveitou o recesso parlamentar para realizar algumas pedaladas, e começou a sentir na pele as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas alagoanos.

“Em relação aos veículos automotores, o Código de Trânsito Brasileiro deixa claro sobre a preferencia de pedestres e ciclistas, mas a má conservação das ciclovias já existentes pode ocasionar acidentes com vítimas fatais”, disse Tarcizo.

O deputado citou ainda, que o número de ciclistas que fazem uso da prática para ir ao trabalho no município de Arapiraca, cresceu muito nos últimos anos, uma forma de economizar o combustível, já que o mesmo se encontra em um patamar mais elevado, chegando ao valor de R$ 6.00 reais.

Freire prosseguiu com o discurso, com base em pesquisa e estudos, que revela que é de grande relevância para o desenvolvimento de uma região a construção de mecanismos de mobilidade urbana, principalmente a criação de ciclovias e ciclofaixas para os adeptos do ciclismo.

E que se tratando de ciclovias temporárias e permanentes, fazer experimentos antes de serem transformadas em permanentes, o resultado vem bem melhor depois.

O deputado Tarcizo Freire, encerrou dizendo que para incentivar ainda mais a prática do ciclismo, seu próximo desafio será pedalar de Arapiraca à Maceió.