Política

Tarcizo Freire propõe educação física adaptada e educação digital nas escolas públicas e privadas

Para o deputado, o projeto tem por objetivo a inclusão de obrigações que garantam a igualdade de oportunidades e direitos

Por 7Segundos com Assessoria 17/08/2021 09h09 - Atualizado em 17/08/2021 09h09
Tarcizo Freire propõe educação física adaptada e educação digital nas escolas públicas e privadas
Deputado estadual Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Visando integrar alunos portadores de deficiência ou de capacidade reduzida junto aos demais alunos, por intermédio de atividade física ou esportiva, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a prática de educação física adaptada, nas escolas públicas e privadas no estado.

O projeto de nº 614/2021, tem como finalidade a inclusão de obrigações que garantam a igualdade de oportunidades, assegurando que, pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e obrigações que as demais.

Na matéria, o parlamentar justifica que é necessário a capacitação de profissionais da área de educação física para atender todos os alunos, desenvolvendo atividades físicas, recreativas e psicomotoras, para que o aluno portador de deficiência ou de capacidade reduzida desenvolva habilidades.

“A integração desses alunos na Educação Física Adaptada, reforça a participação ativa em programas de atividades físicas e esportivas junto com os demais colegas. Uma forma de conscientizar e estimular praticas saudáveis para todos, trabalhando além do movimento corporal humano o, desenvolvimento social”, concluiu Freire.


Outra Matéria


O segundo projeto de lei, institui a criação da disciplina Educação Digital nas escolas públicas e privadas do estado de Alagoas.

O autor da proposta, ressalta que o projeto de lei 616/2021, tem a finalidade de orientar e propiciar um ambiente mais seguro e saudável para educação e formação de crianças e jovens no mundo digital.

Tarcizo explica, que tornou-se rotineiro ver em noticiários crianças e jovens usando a internet como se fosse espaço sem lei, cometendo ilícitos e até graves crimes contra dignidade da pessoa humana.

O parlamentar comenta que a Educação Digital não se resume em aulas no laboratório de informática, vai muito além. É formar cidadãos digitais, ensinando que a internet não é “terra de ninguém”, que existem direitos e deveres a serem seguidos.

“Para deixar esse mundo mais seguro para nossos jovens, é necessário preparo, conhecimento e noções de cidadania digital. E que o conjunto, como família, professores e sociedade andem juntos e atentos ao uso responsável da internet”, finalizou .

Com a aprovação da presente lei a responsabilidade de toda dinâmica e conteúdos dados aos alunos, bem como a contratação de facilitadores sobre a referida disciplina será de competência da Secretaria de educação do Estado de Alagoas.