Política

Projeto de lei de Tarcizo Freire visa garantir que pacientes com covid recebam visita hospitalar virtual

Para o deputado, a visita através da chamada de vídeo é uma forma de diminuir a dor da ausência

Por 7Segundos com Assessoria 23/06/2021 08h08 - Atualizado em 23/06/2021 08h08
Projeto de lei de Tarcizo Freire visa garantir que pacientes com covid recebam visita hospitalar virtual
deputado estadual Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Através de visita virtual, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), quer aproximar familiares e pacientes que estejam internados em hospitais públicos e privados do Estado com diagnostico do coronavírus. É o que prevê o Projeto de Lei 591/2021, de sua autoria, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), nesta terça-feira, 22 de junho.

Com a suspensão das visitas presenciais, em decorrência da pandemia, pacientes se encontram privados do convívio familiar, a televisita hospitalar por meio de chamada de vídeo será uma forma de diminuir a dor da ausência familiar.

“No caso da pandemia do coronavírus, o contato direto de familiares e pacientes internados no que se refere a humanização ficou praticamente prejudicada. E o que nós queremos através dessa propositura é justamente amenizar esse sofrimento com a visita virtual”, explicou Tarcizo.

Conforme o documento, fica assegurado o direito a visita hospitalar, que se dará através de vídeo-chamada por qualquer aplicativo de celular aos familiares de pacientes que estejam internados nas unidades de saúde pública ou privada do Estado de Alagoas, com diagnóstico do novo coronavírus, tanto em unidades de Tratamento Intensivo (UTI), como enfermarias ou apartamentos.

A realização da vídeochamada será permitida diariamente, terá duração máxima de 10 minutos e será feita por profissionais de saúde. Os horários serão estabelecidos por cada unidade hospitalar.

E para proteção de todos os envolvidos, inclusive dos profissionais da área de saúde, deverão ser aplicados os protocolos sanitários de segurança.

Ainda no texto, os aparelhos utilizados para realização da visita virtual hospitalar serão fornecidos pelos pacientes ou por seus familiares.

Para finalizar o deputado Tarcizo Freire ressalta que a proposta legislativa é de elevado cunho social.