Política

Candidato a vice-prefeito de Campo Grande é preso durante operação policial

Polícia cumpriu mandado de prisão temporária contra Pimenta e outras duas pessoas

Por 7Segundos 23/08/2021 10h10 - Atualizado em 23/08/2021 12h12
Candidato a vice-prefeito de Campo Grande é preso durante operação policial
Pimenta, candidato a vice-prefeito em Campo Grande - Foto: TSE

O candidato a vice-prefeito de Campo Grande, José Rosendo dos Santos (Republicanos), mais conhecido como Pimenta, foi alvo de uma operação na manhã desta segunda-feira (23). A polícia cumpriu mandados de prisão temporária contra ele e contra outras duas pessoas ligadas à coligação apoiada pelo ex-prefeito Arnaldo Higino.

Além dos mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça, a polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços no povoado Maraba, zona rural de Campo Grande. Nos locais foram apreendidos um revólver calibre 38 com munições, mídias eletrônicas, comprovantes de depósitos bancários e uma quantidade de dinheiro em espécie não divulgada.

Pimenta é alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral por compra de voto. Na semana passada, o promotor da 20ª Zona, Lucas Mascarenhas, confirmou que seria instaurado um procedimento investigatório para apurar denúncia feita por um agricultor, que registrou boletim de ocorrência afirmando que teve sua motocicleta tomada por pessoas ligadas ao candidato a vice-prefeito. As investigações seguem em sigilo.

Na denúncia, o agricultor afirma ter recebido R$ 5 mil em troca dos votos dele e da família, mas depois Pimenta teria visto uma foto do agricultor com seu adversário nas eleições, Cícero Pinheiro, e teria exigido a devolução do dinheiro. Como o trabalhador rural não tinha mais a quantia, foi obrigado a entregar a moto e o documento.

O agricultor registrou boletim de ocorrência na Central de Polícia de Arapiraca no dia 16 de agosto.
No dia seguinte, a esposa dele também foi à delegacia, para denunciar que o marido estava desaparecido. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ela fala que a moto e o documento do agricultor estava em casa e que não conseguia manter contato com ele desde o registro do BO. Pouco tempo depois, o agricultor reapareceu, desmentindo a esposa.

A eleição suplementar de Campo Grande está marcada para o dia 12 de setembro. Estão na disputa Teo Higino (Republicanos), que tem como vice Pimenta e é apoiado pelo ex-prefeito Arnado Higino; Cícero Pinheiro (MDB), da coligação "Pra cuidar de Campo Grande", e Inês (PSD).

Sem resposta

O 7Segundos, com o objetivo de dar espaço para a defesa do candidato a vice-prefeito de Campo Grande, Pimenta - como determinam os manuais de jornalismo - entrou em contato com o advogado, Eduardo Hélio, que em ocasião anterior se identificou como responsável pelo jurídico do partido Republicanos e defesa da coligação encabeçada por Teo Higino.

Antes desta matéria ser publicada, a reportagem fez três ligações telefônicas, que foram recusadas; e depois enviou mensagem de WhatsApp perguntando que o advogado preferia se manifestar a respeito da prisão de Pimenta por meio de nota ou de declaração. 

Em vez de utilizar o espaço para defender seu cliente, o advogado preferiu responder da seguinte forma: 

"Bom dia o tipo de jornalismo que é praticado por este portal não condiz com mister constitucional, mais agradeço. E a verdade dos fatos serão demonstradas pelas vias legais e outros meios de comunicação parcial e dedicada." (reprodução literal da mensagem)

Mais uma vez, o 7Segundos nada mais fez que cumprir o que determinam os manuais de jornalismo e também da conhecida Lei da Liberdade de Expressão, contida no artigo 5º da Constituição Federal: "IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"