Homem faz floresta em "ex-cidade" de SP e atrai atenção de Leo DiCaprio
O ator Leonardo DiCaprio publicou uma fotografia da fazenda e da iniciativa de Patrick

Um agricultor no interior de São Paulo criou uma floresta no mesmo lugar onde existiu uma "mini-cidade" no passado. Lá havia, nos anos 40, um cinema, um açougue, casas, escolas e até uma moeda própria.
Centenária, a Fazenda Coruputuba é uma das mais populares na região de Pindamonhangaba e abrigava uma fábrica de papel e uma plantação de eucalipto, além da pequena cidade. Resultado? A vegetação nativa desapareceu e o solo "dava" cada vez menos. Até que Patrick Assumpção partiu para uma reviravolta sustentável após herdá-la.
Hoje, Patrick produz apenas alimentos orgânicos, tem árvores nativas, em sua propriedade, e vende ingredientes para restaurantes famosos e estrelados, como o DOM, de Alex Atala, o Mani, de Helena Rizzo, e o Mocotó, de Rodrigo Oliveira, localizados na capital paulista.
Após aderir ao modelo sustentável, estudos concluíram que o solo da fazenda de Patrick tem mais vitaminas e uma floresta se formou no terreno com 209 hectares, dos quais 79 hectares ficam intocados. Em 2019, até mesmo o ator estadunidense Leonardo DiCaprio publicou uma fotografia da fazenda e da iniciativa de Patrick.
Apesar disso, Patrick quer ir da "porteira para fora" para ampliar o experimento. Segundo ele, é possível gerar 10 mil hectares para produção de alimentos orgânicos e reflorestar 40 mil hectares no Vale do Paraíba em uma década. A região é formada por 39 municípios e ocupa cerca de 6% do estado de São Paulo e tem milhares de agricultores.
"Se a gente reflorestar a Mata Atlântica na região Sudeste, inclusive com [produção de] madeira de forma sustentável, a gente reduz de maneira direta o interesse e o prejuízo ambiental causado pela extração de madeira da Amazônia", diz. "Além disso, podemos gerar alimentos de valor nutricional alto". Há, ainda, muita história no local escolhido por Patrick para o plantio.
A cidade do papel que agora é do vegetal
O bisavô de Patrick se chamava Cícero Prado e comprou o terreno da Fazenda Coruputuba no início dos anos 1900. A história popular é a de que encontrou um lugar pouco ocupado após o trem quebrar a caminho do Rio de Janeiro.
Havia uma oportunidade de empregar lavradores europeus que chegavam ao Brasil por meio de programas de incentivo e ainda oferecer serviços a eles. Cícero construiu casas, escolas, açougue, cinema, centro médico e instalação de energia elétrica. O principal negócio de Cícero era a produção de papel a partir da casca de arroz — uma das maiores da América Latina.
Nos anos 40, Cícero desenvolveu uma moeda própria para mediar os escambos causados pela falta de dinheiro em papel durante a Segunda Guerra Mundial. Bem relacionado, atraiu atenção à sua "pequena cidade" ocupada por quatro a cinco mil pessoas. Em 1959, Mazzaropi produziu o blockbuster Jeca Tatu na fazenda de Cícero. "Era um visionário que tinha grana para caralho", resume o bisneto.
Segundo Patrick, a morte de Cícero Prado deixou o empreendimento a herdeiros com pouca aptidão para a agricultura e administração. Dívidas trabalhistas e a pouca habilidade para os negócios tiveram como saída a venda de parte dos hectares comprados por Cícero.
Parte das estruturas da "minicidade" ainda está de pé. O herdeiro espera que seja tombada pela prefeitura para se tornar um espaço cultural em Pindamonhangaba. Nos anos 90, Patrick se formou em desenho industrial e voltou para administrar fazenda que adorava visitar durante toda a infância.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
