Ex-militar britânico é barrado no aeroporto de Cabul com 200 cães e gatos
Paul 'Pen' Farthing estava acompanhado com 140 cães e 60 gatos

Fundador da ONG Nowzad, instituição que atua no acolhimento e resgate de animais, o ex-militar britânico Paul 'Pen' Farthing, foi barrado pelos Talibãs na entrada do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, acompanhado com 140 cães e 60 gatos, enquanto tentava deixar o país. O motivo deve-se a uma mudança na documentação exigida pelos Estados Unidos, responsáveis pelo controle do Aeroporto Internacional Hamid Karzai.
Farthing, ex-membro da Marinha Real Britânica, que já atuou no Afeganistão em meados dos anos 2000, pretendia fazer a retirada dos animais em um voo fretado, mas não conseguiu, mesmo com ele tendo apresentado seu passaporte britânico. O ativista tenta retirar os pets do do país desde a tomada do poder em Cabul pelo grupo extremista, ocorrida em 15 de agosto.
Nas redes sociais, o britânico criticou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pelas mudanças realizadas nos documentos necessários para a realização de embarque. Segundo contou, ele passou "pelo inferno" para conseguir chegar até o aeroporto, mas não conseguiu fazer o resgate dos bichos.
"Toda a equipe e os cães/gatos estavam em segurança 300 metros dentro do perímetro do aeroporto. Fomos rejeitados porque Joe Biden mudou as regras de papelada apenas 2 horas antes. Passamos pelo inferno para chegar lá e fomos levados para o caos daquelas explosões devastadoras", escreveu no Twitter.
Enquanto tentavam chegar ao aeroporto de Cabul, o ativista e sua equipe enfrentaram alguns momentos de turbulência devido as explosões provocadas pelo atentado terrorista impetrado pelo Estado Islâmico, que deixou pelo menos 170 mortos e mais de 200 feridos - 13 soldados norte-americanos foram mortos, e Biden prometeu que irá atrás dos responsáveis pelo atentado.
À BBC, Pen Farthing relatou que quando as explosões começaram e o caos se instalou, membros do grupo extremista Talibã começaram a "atirar para o alto" e "um deles descarregou" todas as balas de uma arma "bem ao lado da janela do nosso ônibus, onde tínhamos mulheres e crianças".
Ainda segundo a BBC, o ativista, membros da ONG e os animais iriam deixar Cabul em um avião fretado com financiamento particular. Agora, um outro voo, que deve sair de um país vizinho ao Afeganistão para resgatá-los, só irá acontecer após Farthing conseguir permissão para entrar no aeroporto.
Com a repercussão internacional do caso, o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que irá auxiliar no resgate dos trabalhadores da Nowzad e dos animais, mas que a "prioridade" no momento "são as pessoas e não os animais de estimação".
O ex-militar, porém, rebateu dizendo que os bichos podem ser transportados no compartimento de cargos. "Colocamos os gatos lá, e 250 pessoas na cabine", afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
