'Fóssil vivo': Pescador captura raro peixe-jacaré e intriga cientistas
O fato aconteceu no Kansas (EUA)
Um pescador foi surpreendido no Kansas (EUA) ao perceber que havia capturado um peixe-jacaré de 1,37 m e 18 kg no rio Neosho. O animal não é nativo da região e, segundo o KDWP (Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas, em tradução livre), tampouco havia sido documentado por lá.
O peixe é considerado muitas vezes como "fóssil vivo", já que os registros destes animais datam quase 100 milhões de anos. Eles são identificados, assim como demonstra o nome, pela semelhança com os jacarés, já que possuem a parte da frente do rosto alongada.
Agora, os biólogos do KDWP estão questionando sobre como que o animal chegou ao local. Para o biólogo Connor Ossowski, que trabalha para o órgão, a captura do animal no rio não confirma que ele seja uma espécie nativa.
"Acreditamos que as informações do pescador são precisas e que o peixe foi, de fato, pescado no rio Neosho. No entanto, isso não significa que o peixe seja nativo daquele rio".
As hipóteses em que os biólogos trabalham é que de que o peixe possa ter vindo de uma população existente em outro estado - o que poderá ser confirmado com um teste científico - ou a de que ele tenha sido solto após viver em um aquário. Doug Nygren, diretor da Divisão de Pesca da KDWP, explica:.
Não é improvável que este peixe já tenha sido o animal de estimação de alguém ou que tenha sido comprado em uma loja de animais e depois jogado no rio quando se tornou muito grande.
Segundo o KDWP, a chegada do animal por meios naturais é pouco provável por conta da distância até a população mais próxima além da série de represas ao longo do rio. No entanto, as pesquisas devem continuar.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
