Mundo

'Fóssil vivo': Pescador captura raro peixe-jacaré e intriga cientistas

O fato aconteceu no Kansas (EUA)

Por UOL 15/10/2021 09h09 - Atualizado em 15/10/2021 11h11
'Fóssil vivo': Pescador captura raro peixe-jacaré e intriga cientistas
Peixe-jacaré é conhecido como 'fóssil vivo' - Foto: Reprodução/Kansas Department of Wildlife & Parks

Um pescador foi surpreendido no Kansas (EUA) ao perceber que havia capturado um peixe-jacaré de 1,37 m e 18 kg no rio Neosho. O animal não é nativo da região e, segundo o KDWP (Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas, em tradução livre), tampouco havia sido documentado por lá. 

O peixe é considerado muitas vezes como "fóssil vivo", já que os registros destes animais datam quase 100 milhões de anos. Eles são identificados, assim como demonstra o nome, pela semelhança com os jacarés, já que possuem a parte da frente do rosto alongada.

Agora, os biólogos do KDWP estão questionando sobre como que o animal chegou ao local. Para o biólogo Connor Ossowski, que trabalha para o órgão, a captura do animal no rio não confirma que ele seja uma espécie nativa. 

"Acreditamos que as informações do pescador são precisas e que o peixe foi, de fato, pescado no rio Neosho. No entanto, isso não significa que o peixe seja nativo daquele rio".

As hipóteses em que os biólogos trabalham é que de que o peixe possa ter vindo de uma população existente em outro estado - o que poderá ser confirmado com um teste científico - ou a de que ele tenha sido solto após viver em um aquário. Doug Nygren, diretor da Divisão de Pesca da KDWP, explica:.

Não é improvável que este peixe já tenha sido o animal de estimação de alguém ou que tenha sido comprado em uma loja de animais e depois jogado no rio quando se tornou muito grande.

Segundo o KDWP, a chegada do animal por meios naturais é pouco provável por conta da distância até a população mais próxima além da série de represas ao longo do rio. No entanto, as pesquisas devem continuar.