Mundo

Peixe-lua raro é encontrado morto em praia dos EUA

Espécie costuma viver em mar aberto, longe do litoral

Por G1 20/07/2021 08h08 - Atualizado em 20/07/2021 08h08
Peixe-lua raro é encontrado morto em praia dos EUA
Pesquisador do aquário de Seaside, em Oregon, nos EUA, segura peixe-lua encontrado morto em praia. Foto de 14 de julho de 2021 - Foto: Seaside Aquarium

Um raro espécime de peixe-lua foi encontrado morto em uma praia do Oregon, nos Estados Unidos, na semana passada, informaram os pesquisadores do aquário da cidade de Seaside.

O animal, também chamado de peixe-opah, chama a atenção pela sua coloração avermelhada e tamanho: ele pode alcançar os 2 metros de comprimento e pesar até 270 kg

Os especialistas do aquário da cidade que fica próxima à fronteira com o Canadá recolheram o animal e o colocaram em uma câmara fria para que ele possa ser estudado posteriormente.

Os cientistas informaram em um comunicado que peixes desta espécie costumam viver em mar aberto e profundo, longe do litoral – e são bastante raros nesta região.

Eles se alimentam principalmente de krills, semelhantes a pequenos camarões, e seu aparecimento em águas mais rasas poderia estar relacionado às mudanças climáticas.

Sangue quente

Um estudo de 2015, publicado pela revista "Science", apontou que o opah é o primeiro peixe de sangue quente conhecido pela ciência.

A característica incomum lhe confere uma vantagem competitiva nas profundezas frias do oceano: com barbatanas que batem constantemente, o animal se mantém aquecido e com um reflexo rápido.

Alguns outros peixes, como o atum e certos tubarões, podem aquecer partes de seus corpos e músculos para melhorar o desempenho nas profundezas frias, mas seus órgãos internos rapidamente ficam frios, forçando-os a subir para águas pouco profundas para se aquecer.

‘Peixes monstruosos’: veja casos de animais enormes ou de formas assustadoras encontrados.