Geral

[Vídeo] Aumento de vazão no Rio São Francisco garante fornecimento de energia para o restante do país

Frequentes aumentos de vazão ocorrem a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro

Por 7Segundos 22/10/2021 07h07 - Atualizado em 22/10/2021 07h07
[Vídeo] Aumento de vazão no Rio São Francisco garante fornecimento de energia para o restante do país
Rio São Francisco na região de Penedo - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os ribeirinhos que residem entre os Estados de Alagoas e de Sergipe têm observado que o nível do rio São Francisco tem aumentado com uma certa frequência nos últimos meses, em consequência dos recentes aumentos de vazão nas comportas das usinas hidrelétricas que represam as águas do Velho Chico.

O estranhamento ocorre porque fazia algum tempo que o aumento de vazão nas águas do São Francisco não ocorria assim, de forma tão constante e em períodos curtos.

As informações sobre o aumento de vazão, confirmadas e divulgadas pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), chamaram a atenção do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), órgão colegiado, ou seja, reúne representantes dos vários setores e segmentos da sociedade civil com o objetivo de exercer uma gestão compartilhada das águas da bacia.

Aumento de vazão modifica o cenário no leito do São Francisco. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Para o Comitê, além de causar impactos ambientais ao longo do curso do rio, o aumento repentino da vazão provoca também prejuízos econômicos às pessoas que residem às margens do Velho Chico.

Segundo informações divulgadas pela Chesf, a vazão que é de 1.500 metros cúbicos por segundo, passaria entre os meses de outubro e novembro, para 2.500 metros cúbicos por segundo, com possibilidade de subir até 2.900 metros cúbicos por segundo. 

As operações de aumento da vazão foram solicitadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro devido à crise energética em outra regiões do país. Ou seja, no atual momento é o Rio São Francisco quem está garantindo o fornecimento de energia elétrica para o restante do país, afirma Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. "A preocupação é com as consequências disso no futuro, quando o Nordeste precisar de energia, vai tirar de onde?", disse o presidente do CBHSF.   

Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, falou sobre os frequentes aumentos de vazão no Velho Chico ao Portal7Segundos. Foto: Giovanni Luiz7Segundos

Maciel Oliveira também destacou que o período de cheia do rio é o mês de novembro, e aumentar a vazão do rio de forma significativa antes desse período pode trazer sérias consequências para a fauna fluvial.

A reportagem do Portal7Segundos conversou com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Maciel Oliveira, para saber quais as justificativas da Chesf ao Comitê em relação aos frequentes aumentos de vazão.

Assista ao vídeo: