[Vídeo] Aumento de vazão no Rio São Francisco garante fornecimento de energia para o restante do país
Frequentes aumentos de vazão ocorrem a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro
![[Vídeo] Aumento de vazão no Rio São Francisco garante fornecimento de energia para o restante do país](https://img.7segundos.com.br/p3znier1j4okVMZosqpEK9TeiVA=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/rio.jpg)
Os ribeirinhos que residem entre os Estados de Alagoas e de Sergipe têm observado que o nível do rio São Francisco tem aumentado com uma certa frequência nos últimos meses, em consequência dos recentes aumentos de vazão nas comportas das usinas hidrelétricas que represam as águas do Velho Chico.
O estranhamento ocorre porque fazia algum tempo que o aumento de vazão nas águas do São Francisco não ocorria assim, de forma tão constante e em períodos curtos.
As informações sobre o aumento de vazão, confirmadas e divulgadas pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), chamaram a atenção do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), órgão colegiado, ou seja, reúne representantes dos vários setores e segmentos da sociedade civil com o objetivo de exercer uma gestão compartilhada das águas da bacia.

Aumento de vazão modifica o cenário no leito do São Francisco. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Para o Comitê, além de causar impactos ambientais ao longo do curso do rio, o aumento repentino da vazão provoca também prejuízos econômicos às pessoas que residem às margens do Velho Chico.
Segundo informações divulgadas pela Chesf, a vazão que é de 1.500 metros cúbicos por segundo, passaria entre os meses de outubro e novembro, para 2.500 metros cúbicos por segundo, com possibilidade de subir até 2.900 metros cúbicos por segundo.
As operações de aumento da vazão foram solicitadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro devido à crise energética em outra regiões do país. Ou seja, no atual momento é o Rio São Francisco quem está garantindo o fornecimento de energia elétrica para o restante do país, afirma Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. "A preocupação é com as consequências disso no futuro, quando o Nordeste precisar de energia, vai tirar de onde?", disse o presidente do CBHSF.

Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, falou sobre os frequentes aumentos de vazão no Velho Chico ao Portal7Segundos. Foto: Giovanni Luiz7Segundos
Maciel Oliveira também destacou que o período de cheia do rio é o mês de novembro, e aumentar a vazão do rio de forma significativa antes desse período pode trazer sérias consequências para a fauna fluvial.
A reportagem do Portal7Segundos conversou com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Maciel Oliveira, para saber quais as justificativas da Chesf ao Comitê em relação aos frequentes aumentos de vazão.
Assista ao vídeo:
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
