Educação

Uma das mais antigas instituições públicas de Arapiraca, Escola Municipal Hugo Lima encerra suas atividades

No local será instalado o Conservatório de Música de Arapiraca

Por 7Segundos 18/01/2022 07h07 - Atualizado em 18/01/2022 15h03
Uma das mais antigas instituições públicas de Arapiraca, Escola Municipal Hugo Lima encerra suas atividades
Escola Municipal Hugo José Camelo Lima - Foto: Reprodução

Quem mora em Arapiraca com certeza já percorreu as ruas centrais de cidade, atravessando a Praça Luiz Pereira Lima, eterna Praça da Prefeitura. Por lá, um prédio público guarda histórias sobre o desenvolvimento da Capital do Agreste alagoano.

A Escola Municipal Hugo José Camelo Lima, uma das mais antigas instituições públicas de ensino, encerra suas atividades neste ano de 2022.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Arapiraca, através de matéria publicada no site oficial da instituição. No texto, a assessoria de comunicação informa que nos últimos anos, a procura por matrícula na referida escola vinha diminuindo gradativamente, sendo inviável a manutenção das atividades no local, tendo em vista o baixo número de estudantes.

"O motivo da baixa procura pela instituição se dá pelo próprio desenvolvimento da Educação Pública em Arapiraca, que instalou novas escolas municipais nos bairros e comunidades espalhados pela cidade, o que induziu a população a matricular seus filhos em instituições próximas a suas residências e não no centro da cidade, onde fica a Escola Hugo Lima", diz trecho do material publicado no site da prefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal Educação e Esporte, os estudantes que continuavam matriculados na instituição foram transferidos para outras escolas do município, levando em consideração as particularidades e endereços de moradia de cada um deles.

Os professores e demais servidores que exerciam suas atividades profissionais no local também foram realocados para outras instituições de ensino.

De acordo com o município, no local funcionará o Conservatório de Música de Arapiraca, que vai atuar como o sétimo Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral (Caeti 7).

A iniciativa havia sido anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa em setembro, durante encontro com artistas locais da Associação de Músicos e Entretenimento de Arapiraca (Amear), mas o local onde iria funcionar o conservatório ainda não havia sido divulgado.

PRÉDIO TOMBADO

Apesar da iniciativa, ainda não se sabe se o prédio passará por reforma para se adaptar ao novo projeto, tendo em vista que o prédio da Escola Hugo Lima foi tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca, graças a Lei Municipal n° 2.508, de setembro de 2007.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. O Patrimônio Cultural é definido como um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação é de interesse público, que por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, que por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.