Uma das mais antigas instituições públicas de Arapiraca, Escola Municipal Hugo Lima encerra suas atividades
No local será instalado o Conservatório de Música de Arapiraca

Quem mora em Arapiraca com certeza já percorreu as ruas centrais de cidade, atravessando a Praça Luiz Pereira Lima, eterna Praça da Prefeitura. Por lá, um prédio público guarda histórias sobre o desenvolvimento da Capital do Agreste alagoano.
A Escola Municipal Hugo José Camelo Lima, uma das mais antigas instituições públicas de ensino, encerra suas atividades neste ano de 2022.
A informação foi confirmada pela Prefeitura de Arapiraca, através de matéria publicada no site oficial da instituição. No texto, a assessoria de comunicação informa que nos últimos anos, a procura por matrícula na referida escola vinha diminuindo gradativamente, sendo inviável a manutenção das atividades no local, tendo em vista o baixo número de estudantes.
"O motivo da baixa procura pela instituição se dá pelo próprio desenvolvimento da Educação Pública em Arapiraca, que instalou novas escolas municipais nos bairros e comunidades espalhados pela cidade, o que induziu a população a matricular seus filhos em instituições próximas a suas residências e não no centro da cidade, onde fica a Escola Hugo Lima", diz trecho do material publicado no site da prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal Educação e Esporte, os estudantes que continuavam matriculados na instituição foram transferidos para outras escolas do município, levando em consideração as particularidades e endereços de moradia de cada um deles.
Os professores e demais servidores que exerciam suas atividades profissionais no local também foram realocados para outras instituições de ensino.
De acordo com o município, no local funcionará o Conservatório de Música de Arapiraca, que vai atuar como o sétimo Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral (Caeti 7).
A iniciativa havia sido anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa em setembro, durante encontro com artistas locais da Associação de Músicos e Entretenimento de Arapiraca (Amear), mas o local onde iria funcionar o conservatório ainda não havia sido divulgado.
PRÉDIO TOMBADO
Apesar da iniciativa, ainda não se sabe se o prédio passará por reforma para se adaptar ao novo projeto, tendo em vista que o prédio da Escola Hugo Lima foi tombado como Patrimônio Histórico de Arapiraca, graças a Lei Municipal n° 2.508, de setembro de 2007.
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. O Patrimônio Cultural é definido como um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação é de interesse público, que por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, que por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
