Nave espacial? Congresso? Formato de nuvem em Brasília vira meme
Moradores da capital também apelidaram formação de 'nuvem bomba'.
Uma nuvem em formato curioso chamou atenção no céu do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (18), rendeu fotos e até memes nas redes sociais. Internautas chamaram o fenômeno de "nave espacial", outros acharam parecido com uma "explosão" e até associaram ao desenho da cúpula do Congresso Nacional.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a cumulonimbus – nome da formação – é natural e ocorre geralmente no verão (entenda abaixo). De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o fenômeno nada mais é do que uma "nuvem cheia de raios".
Nesta terça-feira, como o céu estava limpo, a visibilidade foi maior para quem estava na capital.
"Durante o verão, ela [a nuvem] é muito mais comum e se forma quando ocorre elevados índices de temperatura e umidade", explica Heráclio.
O meteorologista explica ainda que a cumulonimbus tem cerca de 12 km de altura, da base até o topo e pode apresentar riscos a aviões.
"É uma nuvem bastante densa, bonita, mas bem perigosa, principalmente para a aviação civil. As aeronaves sempre desviam das rajadas de vento dessa nuvem, que são bastante intensas", disse.
Repercussão
Quem olhou para o céu na tarde desta terça-feira, se surpreendeu. Foi o caso do servidor público Hélio Ribeiro Farias Junior, de 48 anos, que voltava do trabalho e notou o fenômeno quando passava próximo ao Museu do Catetinho, na BR-040.
"A imagem chamou atenção. Não é todo dia que a gente vê um formato desse", disse ao g1.
Hélio entrou na brincadeira e passou a chamar a cumulonimbus de "nuvem bomba". "Estava passando em cima da passarela próximo ao BRT, quando fiz o registro", conta.
Há também quem achou a nuvem parecida com uma nave espacial. Uma moradora do Jardim Botânico chegou a fazer uma brincadeira. Ela ergueu o boneco de um extraterrestre em direção ao céu e fez uma foto (veja abaixo).
O fenômeno foi visto em diversas regiões, como Planaltina, Asa Sul, Sobradinho e Vicente Pires.
Calor
A previsão para a segunda quinzena de janeiro é de calor no Distrito Federal. A meteorologista do Climatempo Carine Gama explica que o período vai ser marcado por sol e algumas pancadas de chuvas.
"Isso ocorre porque a zona de convergência do Atlântico Sul já perdeu configuração. Agora, os dias estão mais ensolarados por conta do verão, portanto, as temperaturas sobem", diz.
De acordo com a especialista, apesar do cenário de calor, ainda há previsão das "típicas chuvas de verão", que devem ocorrer principalmente no período da tarde.
O meteorologista do Inmet Olívio Bahia alerta que, no período, a radiação solar é mais forte. "Chamamos a atenção da população para que todos bebam bastante líquido e passem protetor solar, já que essa radiação é elevada e pode provocar impactos na saúde", comentou.
Nesta quarta-feira (19), por exemplo, os termômetros registraram 17°C durante a madrugada e podem marcar até 30°C durante à tarde, período mais quente do dia. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 35%.
Durante a manhã, o céu permanece com poucas nuvens, porém, à tarde, há possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas.