Para conter Covid-19, Delmiro Gouveia exige comprovante de vacinação em bares e escolas
Decreto tem validade até o dia 31 de março
Após uma alta significativa de novos casos de Covid-19 no município, a prefeitura de Delmiro Gouveia adotou medidas drásticas para encorajar a vacinação e reduzir a propagação da doença na cidade. Os moradores precisam apresentar o comprovante de vacinação para ter acesso aos órgãos públicos e também para poder entrar em bares, restaurantes e estabelecimentos afins, e até mesmo para matricular os filhos nas escolas públicas e privadas.
A exigência é parte do decreto nº 08/2022, assinado pela prefeita Ziane Costa (MDB) no último dia 1º de fevereiro, com validade até o dia 31 de março. Conforme o boletim epidemiológico de quarta-feira (02), foram registrados 78 novos casos de Covid-19 no município, que registra um total de 376 casos ativos. Destes, apenas quatro pacientes estão hospitalizados.
Em 2021, o município chegou a passar um período com zero casos ativos da doença, mas após os festejos de fim de ano, o aumento da busca por atendimento médico e por testes para detectar a doença impressionou o poder público municipal.
O decreto mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em local público ou estabelecimentos comerciais, assim como a disponibilização de álcool para a higiene das mãos, além de definir multa de R$ 1.212 para cada ato de descumprimento.
A novidade é que bares, restaurantes e afins, além dos órgãos da administração municipal passam a exigir dos seus usuários a apresentação do cartão de vacinação - com esquema vacinal completo ou em andamento - para ter acesso aos seus serviços. Antes mesmo do decreto, a prefeitura já incentivava a população a andar sempre com o cartão de vacinação junto com os documentos pessoais.

As escolas das redes pública e privada devem exigir, no ato da matrícula, a apresentação da caderneta ou cartão de vacinação dos alunos, incluindo a vacina contra a Covid-19 para a faixa etária incluída no Plano Nacional de Imunização, que atualmente no município está em 10 anos de idade.
Apesar da exigência, o município assegura que nenhum aluno será proibido de frequentar as aulas, mesmo que pais ou responsáveis não apresentem o documento. Mas, neste caso, a instituição de ensino fica obrigada a comunicar o Conselho Tutelar, para que sejam tomadas as medidas necessárias.
Eventos
Segundo o decreto, festividades oficiais de prévias e de carnaval promovidas pelo poder público estão proibidas, assim como a realização de shows e eventos de grandes proporções e aglomerações promovidos pela iniciativa privada.
Também estão impedidos os desfiles de blocos de rua oficiais ou particulares "como medida de evitar a aglomeração, tendo em vista a dificuldade de controle de limitação de pessoas, associada a ampla proliferação do vírus Influenza H3N2 e dos casos já identificados de coinfeção do coronavírus (Ômicron)".
A aplicação das medidas serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e pelo Departamento de Tributação do município, com o apoio da Guarda Municipal, SMTT e Polícia Militar.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
