HEA abre inscrições para Cursos de Libras e Liderança na Saúde
Os dois cursos têm 35 vagas e acontecerão no sistema híbrido; a carga horária é de 60 horas
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está com inscrições abertas para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança e Qualidade na Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do NEP, ao lado do auditório do HEA.
De acordo com o coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, os dois cursos têm 35 vagas disponíveis e acontecerão no sistema híbrido, ou seja, presencial e on-line. Cada um deles tem carga horária de 60 horas. As aulas estão previstas para acontecer sempre às quartas-feiras.
“São dois grandes cursos para a gente iniciar as atividades de educação permanente em 2022. O objetivo é manter os servidores sempre atualizados e com atendimento de excelência para os pacientes e acompanhantes”, relatou Jean Marinho Vital.
Em relação ao curso de Liderança e Qualidade na Saúde, Jean Marinho conta que a procura cresceu e por isso o NEP renovou a ação este ano. “Estamos inovando quando trazemos o termo qualidade na saúde. Não basta o HEA ter o serviço. Tem que ser com qualidade para que os usuários possam se sentir acolhidos em um ambiente naturalmente tenso”, afirmou.

O Coordenador do NEP, Jean Marinho Vital, explica que os cursos são gratuitos
Libras – Marta Santana, instrutora do curso de Libras, explica que o objetivo é desenvolver e promover a acessibilidade da pessoa surda através de um atendimento acolhedor e humanizado na saúde. Podem participar servidores de qualquer área do Hospital de Emergência do Agreste, mas o público-alvo são os profissionais que atuam diretamente com o público: padioleiros, recepção, psicologia, assistência social, apoio do serviço social, enfermagem, nutrição, entre outros.
“No curso eu trato os princípios básicos do atendimento à pessoa surda, como o alfabeto e números em Libras. Além disso, repasso como se apresentar, saudar, sinalizações no contexto da saúde, diálogos em meios hospitalares. Isso de maneira prática e contextualizada”, salientou Marta.
Os temas Libras e inclusão estão sempre presentes no NEP. Em 2021, por exemplo, Libras esteve inserida no conteúdo do curso de Comunicação Humanizada, também oferecido pelo NEP no HE do Agreste e que atraiu profissionais da saúde de outras instituições.
Em 2021 o Núcleo de Educação Permanente, com apoio da gestão do HEA, realizou palestras, treinamentos e cursos para aproximadamente mil pessoas. “A programação do NEP sempre busca inovar com os cursos e ampliar a visão a respeito de alguns temas, como é o caso de Libras. Aliado a isso, o curso de Liderança e Qualidade na Saúde é uma forma também de valorizar os servidores. O aprendizado não é só para ser utilizado no Hospital de Emergência do Agreste, é para toda a vida”, afirmou Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.
Veja também
Últimas notícias
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de enxaqueca
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
