HEA abre inscrições para Cursos de Libras e Liderança na Saúde
Os dois cursos têm 35 vagas e acontecerão no sistema híbrido; a carga horária é de 60 horas
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está com inscrições abertas para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança e Qualidade na Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do NEP, ao lado do auditório do HEA.
De acordo com o coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, os dois cursos têm 35 vagas disponíveis e acontecerão no sistema híbrido, ou seja, presencial e on-line. Cada um deles tem carga horária de 60 horas. As aulas estão previstas para acontecer sempre às quartas-feiras.
“São dois grandes cursos para a gente iniciar as atividades de educação permanente em 2022. O objetivo é manter os servidores sempre atualizados e com atendimento de excelência para os pacientes e acompanhantes”, relatou Jean Marinho Vital.
Em relação ao curso de Liderança e Qualidade na Saúde, Jean Marinho conta que a procura cresceu e por isso o NEP renovou a ação este ano. “Estamos inovando quando trazemos o termo qualidade na saúde. Não basta o HEA ter o serviço. Tem que ser com qualidade para que os usuários possam se sentir acolhidos em um ambiente naturalmente tenso”, afirmou.

O Coordenador do NEP, Jean Marinho Vital, explica que os cursos são gratuitos
Libras – Marta Santana, instrutora do curso de Libras, explica que o objetivo é desenvolver e promover a acessibilidade da pessoa surda através de um atendimento acolhedor e humanizado na saúde. Podem participar servidores de qualquer área do Hospital de Emergência do Agreste, mas o público-alvo são os profissionais que atuam diretamente com o público: padioleiros, recepção, psicologia, assistência social, apoio do serviço social, enfermagem, nutrição, entre outros.
“No curso eu trato os princípios básicos do atendimento à pessoa surda, como o alfabeto e números em Libras. Além disso, repasso como se apresentar, saudar, sinalizações no contexto da saúde, diálogos em meios hospitalares. Isso de maneira prática e contextualizada”, salientou Marta.
Os temas Libras e inclusão estão sempre presentes no NEP. Em 2021, por exemplo, Libras esteve inserida no conteúdo do curso de Comunicação Humanizada, também oferecido pelo NEP no HE do Agreste e que atraiu profissionais da saúde de outras instituições.
Em 2021 o Núcleo de Educação Permanente, com apoio da gestão do HEA, realizou palestras, treinamentos e cursos para aproximadamente mil pessoas. “A programação do NEP sempre busca inovar com os cursos e ampliar a visão a respeito de alguns temas, como é o caso de Libras. Aliado a isso, o curso de Liderança e Qualidade na Saúde é uma forma também de valorizar os servidores. O aprendizado não é só para ser utilizado no Hospital de Emergência do Agreste, é para toda a vida”, afirmou Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
