HEA abre inscrições para Cursos de Libras e Liderança na Saúde
Os dois cursos têm 35 vagas e acontecerão no sistema híbrido; a carga horária é de 60 horas

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está com inscrições abertas para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança e Qualidade na Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do NEP, ao lado do auditório do HEA.
De acordo com o coordenador do NEP, enfermeiro Jean Marinho Vital, os dois cursos têm 35 vagas disponíveis e acontecerão no sistema híbrido, ou seja, presencial e on-line. Cada um deles tem carga horária de 60 horas. As aulas estão previstas para acontecer sempre às quartas-feiras.
“São dois grandes cursos para a gente iniciar as atividades de educação permanente em 2022. O objetivo é manter os servidores sempre atualizados e com atendimento de excelência para os pacientes e acompanhantes”, relatou Jean Marinho Vital.
Em relação ao curso de Liderança e Qualidade na Saúde, Jean Marinho conta que a procura cresceu e por isso o NEP renovou a ação este ano. “Estamos inovando quando trazemos o termo qualidade na saúde. Não basta o HEA ter o serviço. Tem que ser com qualidade para que os usuários possam se sentir acolhidos em um ambiente naturalmente tenso”, afirmou.

O Coordenador do NEP, Jean Marinho Vital, explica que os cursos são gratuitos
Libras – Marta Santana, instrutora do curso de Libras, explica que o objetivo é desenvolver e promover a acessibilidade da pessoa surda através de um atendimento acolhedor e humanizado na saúde. Podem participar servidores de qualquer área do Hospital de Emergência do Agreste, mas o público-alvo são os profissionais que atuam diretamente com o público: padioleiros, recepção, psicologia, assistência social, apoio do serviço social, enfermagem, nutrição, entre outros.
“No curso eu trato os princípios básicos do atendimento à pessoa surda, como o alfabeto e números em Libras. Além disso, repasso como se apresentar, saudar, sinalizações no contexto da saúde, diálogos em meios hospitalares. Isso de maneira prática e contextualizada”, salientou Marta.
Os temas Libras e inclusão estão sempre presentes no NEP. Em 2021, por exemplo, Libras esteve inserida no conteúdo do curso de Comunicação Humanizada, também oferecido pelo NEP no HE do Agreste e que atraiu profissionais da saúde de outras instituições.
Em 2021 o Núcleo de Educação Permanente, com apoio da gestão do HEA, realizou palestras, treinamentos e cursos para aproximadamente mil pessoas. “A programação do NEP sempre busca inovar com os cursos e ampliar a visão a respeito de alguns temas, como é o caso de Libras. Aliado a isso, o curso de Liderança e Qualidade na Saúde é uma forma também de valorizar os servidores. O aprendizado não é só para ser utilizado no Hospital de Emergência do Agreste, é para toda a vida”, afirmou Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.
Veja também
Últimas notícias

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel
Governo de Alagoas inaugura Unidade de Oncologia em Coruripe neste sábado (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
