Ações de conscientização contra tuberculose são realizadas pela prefeitura de Arapiraca
Intenção é reacender os riscos ocasionados pela tuberculose, uma vez que sintomas podem ser confundidos
No último dia 24 de março, quinta-feira, foi celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, data marcada para destacar a luta e conscientização sobre uma das principais causas infecciosas de morte em todo o mundo.
Diante disso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado durante todo o mês de março, ações que visam lidar com o impacto ocasionado por essa bactéria.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase (PCTH), Graciliane Farias de Amorim, a intenção dessa campanha é reacender os riscos ocasionados pela tuberculose, uma vez que durante a pandemia, muitos dos sintomas foram mascarados por se assemelhar ao vírus.
“O retorno dessas ações é justamente para que a gente possa se realinhar e se readequar para voltar a realizar ações pertinentes à tuberculose, visto que a pandemia acabou mascarando muita coisa. Apesar de ser sintomas bem parecidos, sintomas gripais, a tosse não pode ser confundida a uma gripe comum, pois se associou a mudança do tempo com o Covid”, destacou a coordenadora.
Ela salientou ainda, que em caso de sintomas, o recomendado que seja procurada imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para que seja realizado o diagnóstico e tratamento precoce.
“Então, a gente quer alertar a população para que ela procure a Unidade de Saúde para que tenha acesso, mais rápido e ágil, ao diagnóstico e tratamento precoce. A intenção, não só do município e Estado, é pelo fim da tuberculose. Resgatar as ações e acender novamente o tema aos profissionais e para toda população”, finalizou.