Ações de conscientização contra tuberculose são realizadas pela prefeitura de Arapiraca
Intenção é reacender os riscos ocasionados pela tuberculose, uma vez que sintomas podem ser confundidos
No último dia 24 de março, quinta-feira, foi celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, data marcada para destacar a luta e conscientização sobre uma das principais causas infecciosas de morte em todo o mundo.
Diante disso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem realizado durante todo o mês de março, ações que visam lidar com o impacto ocasionado por essa bactéria.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase (PCTH), Graciliane Farias de Amorim, a intenção dessa campanha é reacender os riscos ocasionados pela tuberculose, uma vez que durante a pandemia, muitos dos sintomas foram mascarados por se assemelhar ao vírus.
“O retorno dessas ações é justamente para que a gente possa se realinhar e se readequar para voltar a realizar ações pertinentes à tuberculose, visto que a pandemia acabou mascarando muita coisa. Apesar de ser sintomas bem parecidos, sintomas gripais, a tosse não pode ser confundida a uma gripe comum, pois se associou a mudança do tempo com o Covid”, destacou a coordenadora.
Ela salientou ainda, que em caso de sintomas, o recomendado que seja procurada imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para que seja realizado o diagnóstico e tratamento precoce.
“Então, a gente quer alertar a população para que ela procure a Unidade de Saúde para que tenha acesso, mais rápido e ágil, ao diagnóstico e tratamento precoce. A intenção, não só do município e Estado, é pelo fim da tuberculose. Resgatar as ações e acender novamente o tema aos profissionais e para toda população”, finalizou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
