Comunidade

[Vídeo] Criador relata drama da morte de bezerros devido atividades da Vale Verde em Craíbas

Comunidade Lagoa do Mel já fez protestos e pediu providências à mineradora, mas problema continua

Por 7Segundos 21/04/2022 16h04
[Vídeo] Criador relata drama da morte de bezerros devido atividades da Vale Verde em Craíbas
Nove bezerros nasceram mortos na propriedade de José Bezerra em Craíbas - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Em vez do tão anunciado progresso, o início das atividades da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, tem trazido dor de cabeça e prejuízo para os moradores da região. O criador de gado, José Bezerra Santos, cuja propriedade fica ao lado da área explorada pela MVV, já perdeu nove novilhas desde o início da mineração propriamente dita.

Uma dessas novilhas nasceu morta na terça-feira (19). O produtor rural afirma que as explosões nas áreas das minas provocam sustos nas vacas prenhes, que acabam perdendo os filhotes.  Veja o vídeo ao final da matéria.


O fazendeiro afirmou que não sabe mais o que fazer, uma vez que a Vale Verde não toma nenhuma providência com a situação que se agrava ainda mais.

“Hoje fincamos mais um bezerro e essa situação é muito triste para a gente. Antes dessa mineradora vir para cá nunca tinha acontecido isto, então certamente essas mortes são devido às atividades deles”, disse José Bezerra.


Nota da Mineradora


A Mineração Vale Verde (MVV) tem a Segurança como principal valor, tanto dentro de nossas instalações quanto nas nossas comunidades vizinhas e região onde atuamos.

Reafirmamos que a nossa empresa segue todos os parâmetros estabelecidos pela lei vigente e, diante disso, informamos que, mesmo não sendo de conhecimento da empresa casos como este na literatura científica, correlacionando a situação à atividade de mineração, voluntariamente, a empresa contratou um consultor médico veterinário, especialista em reprodução bovina, que a partir da autorização do proprietário, analisou durante algumas semanas as condições do rebanho e da propriedade e o comportamento dos animais no dia de desmonte controlado (detonação).

Ao final, o consultor aferiu que não há nexo causal entre a ocorrência de bezerros natimortos e a atividade de mineração. O especialista apontou, ainda, possíveis outras causas que deveriam ser investigadas e tratadas pelo proprietário, que recebeu o relatório.