Hospital de Amor de Arapiraca ganha prêmio pela qualificação dos serviços de saúde da mulher
A solenidade de entrega do diploma aconteceu nesta quarta-feira (25), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O Instituto de Prevenção - Hospital de Amor de Arapiraca foi um dos vencedores do Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”. A indicação do prêmio foi feito pela deputada Tereza Nelma (PSD-AL) idealizadora da unidade instalada em Arapiraca no ano passado. A solenidade de entrega do diploma aconteceu nesta quarta-feira (25), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
O prêmio Dr. Pinotti que é concedido pela Câmara dos Deputados para reconhecer e dar destaque especial as entidades cujos trabalhos ou ações são voltadas a promoção do acesso e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.
Tereza Nelma ressaltou que em quatro meses de atendimento, a unidade de Arapiraca já realizou 2.300 mamografias e 3.200 citologias, fazendo diagnóstico precoce de mulheres. A deputada lembrou que ao assumir o mandato pensou em realizar ações que possibilitassem o acesso digno à saúde para as mulheres.
“Nossa realidade é muito triste e o câncer ainda é a doença que mais mata no nosso país. A cobertura de citopatologias é de 4% no Estado de Alagoas. Temos que priorizar a vida que é o que temos de mais precioso. Por isso ao conhecer o Hospital de Barretos e desde então quis levar uma unidade para Alagoas. E hoje, a cada visita da Carreta de Amor, eu estou presente, para conversar com as mulheres e alertá-las sobre os riscos do diagnóstico tardio”, disse Tereza. “Esse prêmio vem reconhecer o grandioso trabalho prestado no combate ao câncer de Alagoas”, acrescentou a parlamentar.
O médico oncologista do Hospital de Amor de Barretos, Carlos Eduardo Goulart Silveira, recebeu o diploma representando a Unidade de Prevenção de Arapiraca. Ele destacou que em todo Brasil, o Hospital de Amor tem feito uma média de 250 mil mamografias por ano e 150 mil exames de papanicolau, garantindo início, meio e fim do tratamento.
“Somos 25 unidades em todo o Brasil. Não fazemos apenas a prevenção, se houver a suspeita, realizamos a biópsia, ao confirmar o diagnóstico essa mulher terá acesso ao tratamento. Arapiraca foi a última unidade que inauguramos e tenho certeza que terá um caminho de sucesso nessa luta contra o câncer”, afirmou o oncologista que parabenizou a equipe de Arapiraca pelo prêmio.
Além do Hospital de Amor, foram escolhidos pelo conselho deliberativo, formado por representantes dos partidos com assento na Câmara: Associação Ilumina (SP), o Centro de Referência da Saúde da Mulher (RO), o Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa (DF) e a Maternidade Mariana Bulhões de Nova Iguaçu (RJ).
Dr. Pinotti
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti foi autor de mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.
Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
