Geral

Moradores da Rua da Lama são enviados para abrigos após cheia do Rio Coruripe

O prefeito ressaltou que foram disponibilizados caminhões para auxiliar no deslocamento das pessoas afetadas

Por 7 Segundos 08/06/2022 11h11 - Atualizado em 08/06/2022 12h12
Moradores da Rua da Lama são enviados para abrigos após cheia do Rio Coruripe
Cheia do Rio Coruripe - Foto: Barreto Filmes

As chuvas que ocorreram na noite desta terça-feira (07), na cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas deixou diversas pessoas desabrigadas. Além disso, o Rio Coruripe encheu e moradores das proximidades precisaram ser retirados.

De acordo com os dados desta terça-feira (07), 741 pessoas ficaram desabrigados e foram enviadas  para abrigos montados em escolas da cidade, sendo 8 abrigos no total.

3.195 pessoas foram desalojadas das suas residências sendo deslocadas para casas de parentes e amigos

Cerca de 23 famílias foram retiradas das casas do Conjunto José Barnabé, conhecido como Rua da Lama, após a cheia do Rio Coruripe. De acordo com as informações, residentes das localidades do Pontal, Vassouras, Rua da Lama e Ilha das cobras foram encaminhadas para o abrigo Claúdio Manuel.

Nas redes sociais, o Prefeito Marcelo Beltrão fez uma live para falar sobre a situação:

“Essa água inundou todo o vale do Rio Coruripe e passou para as casas no Conjunto José Barnabé. A gente tem que preparar o nosso município para deslocar o eixo de prioridade ”.

O prefeito visitou os abrigos e ressaltou que aos poucos a normalidade deve ser reestabelecida. Foram disponibilizados caminhões para auxiliar no deslocamento das pessoas afetadas. Além disso, os abrigos estão recebendo colchões, roupas de cama, agasalhos, cestas básicas e alimentação para a população. O prefeito ainda ressaltou que o município está recebendo assistência do governo do Estado.

Em relação a situação do Rio, Marcelo ressaltou que a Defesa Civil está acompanhando.

Barragem

A barragem de Coruripe está em monitoramento 24 horas e o nível está sendo apontado a cada 10 minutos. Está em nível de alerta, mas de acordo com as informações da usina, o nível está baixando. O nível da barragem foi de 31 para 29.7 sendo considerado um sinal positivo.

Zona de risco


As pessoas que estão em localidades com riscos de alagamento devem sair de suas residências e procurar um local seguro.

O prefeito ressaltou para a população ficar atenta as informações oficiais que estão sendo divulgadas nas redes sociais pela equipe e tomar cuidado com as notícias falsas que estão circulando.

Ele ressaltou que o povoado Barreira não corre risco, entretanto afirmou que pode haver alagamento por conta do rio.

Volta às aulas


Segundo o prefeito, a as aulas estão previstas para o dia (14), pois as escolas estão sendo utilizadas como abrigo para população. Entretanto, afirmou que tudo depende das chuvas e da situação nos próximos dias.

Por fim, ele afirmou que mais informações serão divulgadas em breve pela equipe.