Cidadania

Carteirinhas entregues a artesãos de Arapiraca garantem isenção de impostos com a venda do artesanato

Documento é assegurado a todo artesão que estiver cadastrado no Programa do Artesão Brasileiro (PAB)

Por 7Segundos com Assessoria 13/06/2022 16h04
Carteirinhas entregues a artesãos de Arapiraca garantem isenção de impostos com a venda do artesanato
Ação foi realizada no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves - Foto: Assessoria

Em um animado café realizado na manhã desta segunda-feira (13), artesãos arapiraquenses receberam suas carteiras de identificação profissional. A ação aconteceu no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, e é uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Sebrae Arapiraca.

Cerca de 50 documentos foram entregues no local, a artesãos que foram cadastrados no PAB – Programa do Artesão Brasileiro, um projeto do governo federal intermediado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com execução do poder público municipal.

Com a carteirinha, o artesão tem sua arte reconhecida como trabalho, pode participar de feiras e outras exposições promovidas pelo poder público em qualquer parte do Brasil, tem isenção de impostos na comercialização dos seus produtos e pode se qualificar através de cursos promovidos pelo Sebrae.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira – que representou o prefeito Luciano Barbosa; Jailton Barbosa, diretor do mercado do Artesanato e presidente de honra da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca, além de Arestides Bezerra, Diretor Adjunto do Sebrae Arapiraca e Susylane Ferreira – Analista de mercado do mesmo órgão.

Para a secretária Rosa Lira, a identificação é um passo importante na profissionalização dos artesãos arapiraquenses. “Com a carteirinha, além de ter acesso facilitado a eventos, o artesão arapiraquense pode se qualificar e participar do circuito de arte e turismo da cidade, uma ideia pensada pelo prefeito Luciano Barbosa”, afirmou.

O acesso ao documento de identificação é gratuito e assegurado a todos os artesãos que se enquadrarem em regras predefinidas pelo Programa do Artesão Brasileiro. Para isso, os interessados devem entrar em contato com Anapolina Tenório, responsável pelo programa, no telefone 82 – 99936 8098.