Amazon testa recurso que Alexa imita voz de parentes que já morreram
Funcionalidade foi apresentada durante a re:MARS 2022;

Nesta quarta-feira (22), a Amazon realizou o segundo dia do re:MARS 2022 - evento da empresa dedicado ao aprendizado de máquina, automação, robótica e espaço (Machine learning, Automation, Robotics, Space). Um dos recursos apresentados pela companhia foi a capacidade da Alexa, assistente virtual da Amazon, de simular a voz de pessoas, incluindo as que já faleceram.
O exemplo utilizado pela empresa na apresentação foi o de uma criança solicitando à Alexa que lesse um trecho do livro "O mágico de Oz" na voz de sua avó. Rohit Prasad, cientista chefe de Inteligência Artificial da Alexa, explicou que o recurso foi construído sendo capaz de reproduzir uma voz de alta qualidade com menos de um minuto de gravação. O segredo, segundo Prasad, foi enquadrar a situação "como uma tarefa de conversão de voz e não uma tarefa de geração de fala".
Ao introduzir o assunto, o cientista chefe citou a relação de companheirismo com a Alexa construída com os usuários, em especial durante o período pandêmico, quando muitas pessoas perderam entes queridos. Prasad ainda disse que, apesar da IA não eliminar a dor da perda, ela pode fazer as memórias durarem.
Estará disponível?
Não fica claro, no entanto, se a companhia pretende disponibilizar este recurso ao público geral através de sua assistente virtual ou quando fará isso.
A funcionalidade levanta diversas questões entre os usuários e pode dividir opiniões, já que, além de ser difícil de prever como cada um reagirá ao ouvir a voz de alguém que já se foi, por exemplo, existem questões éticas a respeito da reprodução da voz de alguém sem o consentimento.
Já existem diversos produtores de Deep Fakes de imagem que conseguem substituir rostos de pessoas com bastante fidelidade. A execução disto combinado com uma voz similar a real pode facilitar a vida de alguém que pretende se passar por outra pessoa virtualmente, por exemplo.
Últimas notícias
![[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/pps2TU4KhiOjbGDbY1KMNT5pyWc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-28-at-110451.jpeg)
[Vídeo] Homem que estuprou enteada de quatro anos é preso no Benedito Bentes

Programa Cegonha Penedense completa 2 anos com mais de mil kits distribuídos e inclusão do Núcleo de Telessaúde para gestantes

Ataque russo danifica base da União Europeia em Kiev

IPTU 2025: 6° parcela vence nesta sexta-feira (29)

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Operação apreeende veículos clonados, armas e drogas no município de Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
