Indígenas isolados recebem alimentos e água através de expedição da Ufal e Rotary Arapiraca
Duas toneladas de alimentos e 500 litros de água foram entregues aos índios
As chuvas de julnho e julho em Alagoas deixaram muitas comunidades rurais isoladas. Algumas delas ainda continuram precisando de ajuda para poderem receber alimentos e água, além de roupas e material de higiene. É o caso da comunidade indígena Aconãs, localizada entre os municípios de São Brás e Traipu, no Baixo São Francisco de Alagoas.
Localizada numa área de difícil acesso, a comunidade indígena recebeu ajuda de um grupo de expedição científica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Rotary Arapiraca. Ambas as instituições conseguiram, em menos de 24 horas, levar duas toneladas de alimentos e 500 litros de água mineral para os indígenas.
A ajuda chegou à comunidade por meio de uma embarcação que se deslocou ao local pelas águas do Rio São Francisco. O contato com as entidades foi feito pelos índios Aconãs, que entraram em contato pedindo ajuda pois, estão ilhados por conta das chuvas e a estrada está intransitável para carros.
Além disso, segundo o grupo da expedição, os índios estão ficando doentes também por causa da água contaminada. Quem for ajudar precisa usar máquinas para chegar até a comunidade, pois a estrada ficou sem acesso. Além disso, os índios pedem ajuda médica e remédios. A entrega foi realizada por este grupo.