Meio ambiente

Ave raríssima é levada a zoo no Reino Unido para tentar salvar espécie

A cegonha bico-de-sapato Abou vivia em zoológico na Bélgica, mas foi levada ao Reino Unido para encontrar um parceiro

Por Metrópoles 25/07/2022 10h10 - Atualizado em 25/07/2022 10h10
Ave raríssima é levada a zoo no Reino Unido para tentar salvar espécie
Ave raríssima - Foto: Reprodução/Instagram

Uma ave extremamente rara foi recebida recentemente por um zoológico na Inglaterra na tentativa de salvar a espécie ameaçada de extinção.

A cegonha bico-de-sapato (Balaeniceps rex) foi batizada de Abou. Única fêmea da espécie no país, ela foi integrada ao zoo por meio de um programa internacional de reprodução desenvolvido para salvar animais do tipo.

Conservacionistas criaram um macho da espécie no Reino Unido, o que justifica a ida da ave endêmica do continente africano para lá.

No entanto, Abou sequer criou laços no seu habitat natural. Segundo o Exmoor Zoo, a cegonha nasceu e viveu seus 14 anos no Zoológico Daiza, na Bélgica.

O curador do Exmoor Zoo, Derek Gibson, afirmou que existem apenas 3 mil a 5 mil bicos-de-sapato na natureza, o que não é um número grande.

“Estamos falando de uma ave muito ameaçada. Devido a práticas agrícolas, como despejar produtos químicos em rios, agricultura intensiva e, claro, mudanças climáticas, os sapatos estão ficando sem lugares para ir”, explicou.

Beleza peculiar

A cegonha bico-de-sapato chama atenção pela aparência peculiar e bela. Shoebill, como também é conhecida, a ave é parente próxima dos dinossauros. Ela habita regiões pantanosas do Leste tropical da África, em áreas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia.

A espécie também atrai curiosidade pelo modo como caça suas presas: é muito paciente, tanto que é capaz de permanecer imóvel por muito tempo, esperando a hora certa de atacar suas presas, geralmente peixes e rãs.

O bico, que se assemelha a um sapato (por isso o nome), tem um tipo de gancho na ponta, que ajuda a prender com força a caça.

Medindo até 1,4m de altura, a cegonha-bico-de-sapato geralmente pesa até 7 quilos e a distância entre as pontas de suas asas pode atingir os dois metros de comprimento.

Abou extrapola a média: com 1,2m de altura, ela tem uma envergadura de 2,4m e pesa 12kg.