Em 10 anos, Arapiraca realizou mais de 5.500 atendimentos a mulheres vítimas de violência
O município agrestino conta com um órgão de referência no atendimento às vítimas
Agosto é o mês de combate à violência contra as mulheres e as ações em alusão ao tema já começam a ser executadas em todo o estado de Alagoas. Em Arapiraca, o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Crasmsv) completa 10 anos de atuação e já realizou mais de 5.500 mil atendimentos em uma década de trabalho dedicado ao acolhimento dessas mulheres.
O Centro é uma referência na região. Inaugurado em 2012, é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
MAPA DA VIOLÊNCIA
Uma pesquisa desenvolvida pelo Juizado da Mulher de Arapiraca apontou que 83,9% dos agressores já possuíam histórico de violência doméstica contra as vítimas.
Para o juiz Alexandre Machado, titular do juizado, a dificuldade que muitas mulheres têm em sair do ciclo de violência.
“Por outro lado, mostra que o agressor deve ser trabalhado, no âmbito do Poder Judiciário, para além da punição. É importante levantar reflexões sobre a responsabilização dos fatos vivenciados e apontar formas de enfrentamento dos conflitos, sem a utilização da violência”, destacou o magistrado.
O “Mapa da Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca” foi feito por meio da coleta de dados dos autos processuais de medidas protetivas referentes ao ano de 2021. A pesquisa mostrou ainda que o principal crime praticado contra as mulheres, naquele ano, foi o de ameaça (75,8%), seguido por injúria (42,2%) e lesão corporal leve (26,1%).
O principal tipo de violência doméstica segue sendo a psicológica, observada em 84,5% dos processos. A violência moral vem logo em seguida (80,1%), acompanhada da violência física (49,7%).
CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER
Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de proteção, o Governo Federal criou a Central de Atendimento à Mulher. Através do número 180 é prestada escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência.
O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso.
O serviço é integralmente gratuito e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e funciona em todo o território nacional.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
