Acidentes

Incêndio em igreja no Egito deixa amis de 40 mortos

Outras 55 pessoas ficaram feridas

Por Terra 14/08/2022 18h06 - Atualizado em 14/08/2022 18h06
Incêndio em igreja no Egito deixa amis de 40 mortos
40 pessoas morrem em incêndio no Egito - Foto: DW

Um incêndio na igreja copta de Abu Sifine, no Cairo, capital do Egito, matou 41 pessoas neste domingo, 14. Outras 55 ficaram feridas, informam as autoridades eclesiásticas locais.

"Mobilizei todos os serviços estatais para garantir que todas as medidas sejam tomadas", reagiu o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi na sua conta no Facebook.

A Procuradoria do Egito também anunciou também a abertura de uma investigação e enviou uma equipe ao local para apurar as razões do início do incêndio, enquanto o Ministério da Saúde indicou ter enviado dezenas de ambulâncias.

Al-Sissi também afirmou ter expressado "as suas condolências por telefone" ao papa copta Tawadros 2º, chefe da comunidade cristã no Egito desde 2012. Os coptas são a maior comunidade cristã do Oriente Médio, com cerca de 10 a 15 milhões de fiéis, num país com 103 milhões de habitantes. A Igreja Ortodoxa Copta tornou-se mais visível no cenário político sob a liderança de Tawadros 2º, um defensor declarado de Al-Sissi, o primeiro presidente do Egito a participar da missa de Natal copta todos os anos, enquanto seus predecessores enviavam representantes.

O Egito, que tem infraestruturas precárias e mal-conservadas, sofre regularmente incêndios mortais em suas várias províncias. Em março de 2021, pelo menos 20 pessoas morreram em um incêndio em uma fábrica têxtil na periferia leste do Cairo. Em 2020, dois incêndios em hospitais tiraram a vida de 14 pacientes com covid-19.