Saúde

O que é hepatite autoimune, doença que matou jogadora de futsal de 20 anos

O transplante de fígado é indicado em pacientes com doença hepática avançada

Por 7segundos 22/08/2022 06h06 - Atualizado em 22/08/2022 07h07
O que é hepatite autoimune, doença que matou jogadora de futsal de 20 anos
Atleta de 20 anos morre com doença autoimune no fígado - Foto: Divulgação

A hepatite autoimune é uma doença inflamatória crônica do fígado de causa desconhecida que afeta mais frequentemente as mulheres e tem um ciclo variável, variando de nenhum sintoma à insuficiência hepática fulminante. Nela, o sistema imune ataca as células do fígado causando inflamação e alteração da função do órgão.

Trata-se de uma doença complexa, poligênica e multifatorial, que é causada pela interação de um gatilho, provavelmente, relacionado a fatores ambientais em um indivíduo geneticamente suscetível.

Apresenta ocorrência universal e sua prevalência mundial permanece desconhecida. No Brasil, apesar dos poucos estudos realizados, é responsável por 5% a 19% das doenças hepáticas dos principais centros, por menos de 5% dos pacientes em lista de transplante e por cerca de 6% dos transplantes realizados no HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Os principais fatores para o diagnóstico da doença são: 
presença de fatores de risco;fadiga/mal-estar; anorexia; desconforto abdominal;a doença não tem cura e o tratamento consiste em diminuir a atividade do sistema imune com drogas imunossupressoras e uma dieta equilibrada.

As opções de tratamento incluem corticosteroides isolados ou em combinação com outros imunossupressores. O transplante de fígado é indicado em pacientes com doença hepática avançada que são refratários ou intolerantes à corticoterapia. Sem tratamento, a sobrevida em 10 anos é menor que 30% e em 5 anos de 50%.