Secretaria de Saúde de Penedo conclui Setembro Amarelo com roda de conversa sobre Saúde Mental
O auditório da Faculdade Raimundo Marinho foi o palco para uma roda de conversa sobre a vida, troca de conhecimentos promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) que encerrou a campanha Setembro Amarelo em Penedo.
Ao longo do mês, a gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo realizou diversas ações nos postos de saúde voltadas para a prevenção ao suicídio.
“Toda a sociedade deve unir-se entorno da causa de combate ao suicídio, que é a perda de uma vida que poderia ser evitada e nós estamos finalizando o Setembro Amarelo com esse diálogo para discutir a saúde mental com toda a nossa rede de atenção psicossocial”, disse o Diretor de Atenção Especializada da SEMS Penedo, Maciel Oliveira, destacando ainda o trabalho regular nas Unidades Básicas de Saúde, no CAPS e na Atenção Especializada.
O assunto é delicado, mas falar sobre a vida é fundamental para ajudar uma pessoa que esteja passando por um momento difícil, apoio que a psiquiatra Dra Rose Viviane abordou em sua participação.
“Os sinais vão aparecendo com a mudança de comportamento, distanciamento de atividades que a pessoa costumava apreciar, isolamento social e por isso vale a pena se manter atento e de ouvidos abertos para ouvir, porque muitas vezes, por preconceito e estigmas, não conversamos sobre algo que é importante falar”, explica a Dra Rose.
Para a psiquiatra, é fundamental levar em conta que preconceitos nessa conversa não são bem-vindos para ajudar quem mostra indícios de tendências suicidas.
“Não julgar, tentar ser sempre acolhedor. Ouvir tentando colocar de lado as crenças religiosas, comparações e expressões infelizes são fatores que devem-se ser retirados nessa hora. Nós falamos que quando for abordar uma pessoa com ideação suicida, que você vá ‘nu’ de preconceitos e estigmas. Só assim vamos conseguir ajudar de fato”, finalizou a psicóloga.
Para o gestor da SEMS Penedo, esse trabalho deve ser feito o ano todo. “Que a gente possa ouvir mais e identificar as pessoas com essas necessidades para que possamos acolher todas elas. E, claro, parabenizar todos os colaboradores da rede que intensificaram as ações nesse mês e que, certamente, fizeram a diferença na vida dessas pessoas”, declarou Epitácio Correia.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
