Prefeitura de Penedo e Expedição Científica promovem ações de saúde e educação
Pesquisa e ações de saúde e cidadania são desenvolvidas por cientistas e a Prefeitura de Penedo para a população local

O trabalho da Expedição Científica do Baixo São Francisco não se limita aos estudos sobre o rio. Em parceria com as prefeituras das cidades ribeirinhas, atividades relacionadas com saúde e educação também são promovidas.
Na manhã desta quarta-feira, 09, centenas de pessoas foram ao Centro de Saúde 3 para serem examinadas e consultadas sobre saúde do homem e da mulher, especialmente em relação à incidência de câncer de pele, do colo do útero e câncer do intestino.

Ao mesmo tempo, a criançada do Jardim 1 da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório recebia orientações sobre higiene e saúde bucal. De forma lúdica, a turminha aprendeu mais e ainda ganhou kit com escova e pasta de dente.
Na mesma unidade de ensino, a Expedição Científica liderada pela Universidade Federal de Alagoas doou um aparelho de data-show. Em 2021, a Escola Douglas Apratto também foi beneficiada com um notebook.

Outra atividade que mobilizou estudantes da unidade de ensino reformada e ampliada durante a gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes levou meninas e adolescentes ao campo do Sinimbú, onde foi realizado o Projeto Academia e Futebol, uma parceria que envolve CBF, FAF e UFAL.
Para os demais estudantes da rede pública municipal, a programação trouxe o planetário/oceanário do SESC do Distrito Federal. Dentro da estrutura instalada no ginásio do Complexo Esportivo e Educacional Governador Moacir Andrade, alunos e alunas conheceram animais marinhos e aspectos dos oceanos como se estivessem dentro do mar graças à projeção em 360º.

No mesmo local, jogos e materiais pedagógicos foram utilizados para mostrar a importância da educação ambiental e da preservação dos ecossistemas. Também no ginásio do antigo Sesi, agricultores penedenses foram apresentados ao biodigestor, equipamento com baixo custo de produção.
Além disso, pesquisadores estiveram na Banca do Peixe – ponto tradicional do comércio de pescado em Penedo – para orientar sobre boas práticas de manipulação e também colher amostras para análise da qualidade do alimento consumido em larga escala no município.

Também houve a introdução de alevinos de espécies nativas no Rio São Francisco, iniciativa apoiada pela Codevasf, e a continuidade das atividades diárias da equipe formada por 66 pesquisadores.
Logo mais à noite, a partir das 20h30, haverá uma live no Instagram da Ufal sobre Poluentes Emergentes (Professor Doutor João Soletti/Ufal) e Fossas Agroecológicas:Teconologia Social Aplicada no Baixo São Francisco (Professor Doutor Eduardo Lucena/Ufal), tema apresentado para equipe técnica da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, de forma presencial, na tarde de hoje.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
