Acidentes

Motorista gravou vídeo dentro de caminhão soterrado no Paraná: 'Estou no meio da terra"

O desastre aconteceu na noite da última segunda-feira, em razão de fortes chuvas

Por Uol 01/12/2022 07h07 - Atualizado em 01/12/2022 07h07
Motorista gravou vídeo dentro de caminhão soterrado no Paraná: 'Estou no meio da terra'
Motorista gravou vídeo dentro de caminhão soterrado no Paraná: 'Estou no meio da terra't - Foto: Reprodução /vídeo

Um motorista de 43 anos gravou um vídeo de dentro de um caminhão que ficou soterrado após o deslizamento que aconteceu na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. As imagens repercutiram nas redes sociais nesta quarta-feira, 30. O caminhoneiro José Altair Biscaia sobreviveu.

No vídeo, o caminhoneiro, ainda dentro do veículo, descreve o momento do soterramento. “Estou vivo, graças a Deus. Mas estou no meio da terra, só num cantinho que sobrou do caminhão. Tô todo cheio de corte, mas estou vivo. Deus quis que eu vivesse mais uma vez”, diz ele na gravação, emocionado.

Ele ainda mostra como ficou o veículo, afirma que estava tendo dificuldades para respirar e que estava todo dolorido. De acordo com a Band TV, José foi resgatado ainda na noite de segunda-feira, 28, e levado ao Hospital São José de Joinville, em Santa Catarina, recebendo alta na manhã do dia seguinte.

Ao menos 30 desaparecidos

O Corpo de Bombeiros estimou, na manhã desta quarta, que há ao menos 30 desaparecidos no deslizamento na BR-376. Equipes atuam para resgatar as vítimas no local do deslizamento, que atingiu um trecho de 200 metros nos dois lados da pista.

Quatro veículos foram retirados do local do deslizamento nesta quarta-feira. Inicialmente, falava-se em 21 veículos afetados pelo deslizamento, mas o número caiu para 16, sendo 10 carros e 6 carretas.


Equipes trabalham com auxílio de câmeras de identificação térmica, que são capazes de encontrar sinais de vida. Ao todo, uma carreta e três carros que estavam na parte superior da pista foram retirados. O corpo da segunda pessoa que teve a morte confirmada foi removido do local nesta manhã e encaminhado para Curitiba.

O desastre aconteceu na noite da última segunda-feira, em razão de fortes chuvas. Seis pessoas foram resgatadas com vida, e duas mortes foram confirmadas, de acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira, às 12h50.

Equipes trabalham nas buscas


Ao todo, 54 bombeiros do Paraná atuam nas buscas, junto de três cães farejadores, equipes de engenheiros da concessionária Arteris Litoral Sul e equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina auxilia na ocorrência. A rodovia está interditada nos dois sentidos, e não há previsão para liberação do tráfego.

Por ordem do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, um gabinete de crise foi criado para agilizar os atendimentos às vítimas e concentrar as tomadas de decisões das equipes estaduais.

A BR-277, que também foi atingida por um deslizamento, foi parcialmente liberada na tarde desta quarta, para restaurar parte do fluxo de veículos sentido litoral paranaense, de acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Paraná.