Especialista afirma que queda de helicóptero em SP pode ter sido causada por separação de peça durante voo
Lito Sousa aponta que partes da aeronave estão afastadas do local do impacto e que a queda aconteceu em alta velocidade; acidente aconteceu na região da Barra Funda na sexta-feira (17)

O especialista em segurança aérea Lito Sousa explica que a queda do helicóptero na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na sexta-feira (17), pode ter sido causada pela separação de uma parte da aeronave durante o voo.
O helicóptero havia partido do Guarujá, litoral sul paulista em direção à capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e os três passageiros, todos do sexo masculino, morreram no local.
Lito Sousa explica que partes do helicóptero que estão afastadas do local principal do impacto e a velocidade com que a aeronave atingiu o chão “podem indicar que ocorreu uma separação estrutural em voo, uma perda de controle por falta de alguma superfície que permite que o helicóptero seja controlado”.
A aeronave modelo Robinson R44 II tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e realizava táxi-aéreo.
“Este modelo específico é um helicóptero muito utilizado no brasil, o mais barato do mercado, muito vendido, é uma máquina boa, porém tem determinadas particularidades no modo de operação”, afirma Sousa.
Em investigação de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o especialista aponta que, nos últimos 10 anos, ocorreram 98 acidentes com o modelo da aeronave em questão – indiferentemente de falha humana ou técnica. “Dá quase 10 acidentes por ano, isso é uma taxa muito elevada.”
(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Thiago Felix, da CNN)
Últimas notícias

Governo de Alagoas e Secom promovem evento para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital em Arapiraca

Onda de violência doméstica é registrada em Maceió e Rio Largo

Após novas vistorias, fenômeno relatado por moradores de Penedo ainda não é identificado

Homem é preso após rastreamento de iPhone roubado no Santos Dumont, em Maceió

Idoso estrangeiro é assassinado com tiros na cabeça em Ipioca

Mototaxista é ameaçado por homem armado durante desentendimento em mercadinho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
