Geral

Especialista afirma que queda de helicóptero em SP pode ter sido causada por separação de peça durante voo

Lito Sousa aponta que partes da aeronave estão afastadas do local do impacto e que a queda aconteceu em alta velocidade; acidente aconteceu na região da Barra Funda na sexta-feira (17)

Por 7Segundos com CNN Brasil 18/03/2023 15h03
Especialista afirma que queda de helicóptero em SP pode ter sido causada por separação de peça durante voo
A aeronave modelo Robinson R44 II que caiu na Barra Funda, em São Paulo. - Foto: Reprodução

O especialista em segurança aérea Lito Sousa explica que a queda do helicóptero na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na sexta-feira (17), pode ter sido causada pela separação de uma parte da aeronave durante o voo.

O helicóptero havia partido do Guarujá, litoral sul paulista em direção à capital.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e os três passageiros, todos do sexo masculino, morreram no local.

Lito Sousa explica que partes do helicóptero que estão afastadas do local principal do impacto e a velocidade com que a aeronave atingiu o chão “podem indicar que ocorreu uma separação estrutural em voo, uma perda de controle por falta de alguma superfície que permite que o helicóptero seja controlado”.

A aeronave modelo Robinson R44 II tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e realizava táxi-aéreo.

“Este modelo específico é um helicóptero muito utilizado no brasil, o mais barato do mercado, muito vendido, é uma máquina boa, porém tem determinadas particularidades no modo de operação”, afirma Sousa.

Em investigação de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o especialista aponta que, nos últimos 10 anos, ocorreram 98 acidentes com o modelo da aeronave em questão – indiferentemente de falha humana ou técnica. “Dá quase 10 acidentes por ano, isso é uma taxa muito elevada.”

(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Thiago Felix, da CNN)