Lideranças femininas de povos tradicionais participam de evento por visibilidade de mulheres e seus territórios
Objetivo é capacitá-las para uso da Plataforma de Territórios Tradicionais, que auxilia na defesa dos direitos das comunidades

Com apoio do Ministério Público Federal (MPF), mais de 60 lideranças femininas de povos e comunidades tradicionais de 10 estados brasileiros participam, a partir desta terça-feira (11), do evento “Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios Tradicionais”, em Tamandaré, Pernambuco.
O encontro é organizado pela Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (Rede PCTs) e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com o Projeto Territórios Vivos do MPF, e com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, sigla alemã de Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
O objetivo é capacitar as lideranças femininas para utilização da Plataforma Territórios Tradicionais. O sistema reúne informações sobre os territórios autodeclarados por esses povos em todo o Brasil para traçar diagnóstico das necessidades e conferir maior visibilidade às populações. Resultante de parceria entre o MPF, a GIZ e o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), a ferramenta busca auxiliar na defesa dos direitos das populações e no desenvolvimento de políticas públicas socioambientais.
Com a capacitação das lideranças femininas, a ideia é que elas sejam multiplicadoras do conhecimento sobre a utilização da plataforma. Durante o encontro, que vai até quinta-feira (13), elas poderão registrar informações no sistema sobre suas comunidades, destacando a participação e a identidade da mulher na formação e preservação da cultura e de seus territórios.
A iniciativa faz parte do Projeto Territórios Vivos – uma parceria entre MPF, Rede PCTs e GIZ – que busca o fortalecimento da cultura e da identidade tradicionais como instrumentos de visibilidade e fortalecimento dos direitos dessas populações. O evento conta com o apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Projeto Jovens Protagonistas, do ICMBio, Reserva Extrativista Marinha (Resex) Lagoa do Jequiá e Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh).
Confira a programação - Serviço:
Marés de Diálogos: Inserção e visibilidade das Mulheres e seus Territórios na Plataforma de Territórios TradicionaisRealização: Rede PCTs e Rede de Mulheres Pescadoras Costa dos Corais, em parceria com o MPF e apoio da GIZData: de 11 a 13 de abril de 2023Local: Tamandaré-PE, Cepene (Centro de Pesquisa do ICMBio)
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
[email protected]
https://saj.mpf.mp.br/saj/...
Últimas notícias

Secretaria de Patrimônio da União promove oficinas com povos tradicionais do Litoral Norte

Funcionário do IML de Arapiraca morre após ser internado em hospital

Projeto 'Cuidar de quem cuida' oferece qualidade de vida a servidores da Saúde

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Suspeita de integrar grupo responsável por distribuir 140 kg de maconha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
