Não podemos esperar mais, Arapiraca vai sofrer graves consequências se o PL da Previdência não for votado, afirma vereadora
Dra. Fany participou da audiência pública com especialistas neste tema
A audiência pública realizada nesta semana na Câmara de Vereadores teve como objetivo discutir a reforma da previdência municipal que segue uma determinação da legislação federal.
A audiência teve a participação da presidente do Imprev, Cida Bento, especialistas na área do sistema previdenciário, representantes dos servidores municipais e o público que ocupou o auditório da Casa Herbene Melo.
A vereadora Fany Gabriella (MDB) ressaltou a importância da audiência para que todas as dúvídas a respeito desse tema sejam sanadas e que o Projeto de Lei nº 12/2022, enviado pelo Executivo Municipal - e que trata sobre o Plano de Custeio de Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município - é uma exigência da Emenda Constitucional nº 103/2019. Os municípios que não se adequarem à Regularidade Previdenciária podem ter convênios sociais do governo federal bloqueados.
"Sem esta adequação na previdência, a Prefeitura será penalizada com o corte de verbas federais importantes para a implantação de programas sociais bem como outras sanções que vão travar a execução de projetos relevantes para o desenvolvimento de Arapiraca. Por isso, a urgência deste PL ser colocado em pauta para ser votado", pontuou Dra. Fany.
Após várias horas de explanação sobre a mudança de 11% para 14% na alíquota previdenciária, os vereadores, representantes de sindicatos e demais pessoas presentes à Câmara Municipal, compreenderam a urgência da votação do PL nº 12/2022. Vale lembrar que a nova alíquota só será cobrada nos vencimentos superiores a R$ 7.504,49. Além disso, o percentual é cobrado somente no valor que excede esse teto.
De acordo o Dr. Jorival Julio - especialista na área e que presta assessoria jurídica em várias regiões do país - quase a totalidade dos municípios brasileiros já se adequou a esta exigência do governo federal.
"Já passamos do prazo de regularização há muito tempo e os vereadores não têm outra opção a não ser votarem a favor desse projeto com a máxima urgência para que o município não seja penalizado', alertou o especialista previdênciário.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
