Não podemos esperar mais, Arapiraca vai sofrer graves consequências se o PL da Previdência não for votado, afirma vereadora
Dra. Fany participou da audiência pública com especialistas neste tema

A audiência pública realizada nesta semana na Câmara de Vereadores teve como objetivo discutir a reforma da previdência municipal que segue uma determinação da legislação federal.
A audiência teve a participação da presidente do Imprev, Cida Bento, especialistas na área do sistema previdenciário, representantes dos servidores municipais e o público que ocupou o auditório da Casa Herbene Melo.
A vereadora Fany Gabriella (MDB) ressaltou a importância da audiência para que todas as dúvídas a respeito desse tema sejam sanadas e que o Projeto de Lei nº 12/2022, enviado pelo Executivo Municipal - e que trata sobre o Plano de Custeio de Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município - é uma exigência da Emenda Constitucional nº 103/2019. Os municípios que não se adequarem à Regularidade Previdenciária podem ter convênios sociais do governo federal bloqueados.
"Sem esta adequação na previdência, a Prefeitura será penalizada com o corte de verbas federais importantes para a implantação de programas sociais bem como outras sanções que vão travar a execução de projetos relevantes para o desenvolvimento de Arapiraca. Por isso, a urgência deste PL ser colocado em pauta para ser votado", pontuou Dra. Fany.
Após várias horas de explanação sobre a mudança de 11% para 14% na alíquota previdenciária, os vereadores, representantes de sindicatos e demais pessoas presentes à Câmara Municipal, compreenderam a urgência da votação do PL nº 12/2022. Vale lembrar que a nova alíquota só será cobrada nos vencimentos superiores a R$ 7.504,49. Além disso, o percentual é cobrado somente no valor que excede esse teto.
De acordo o Dr. Jorival Julio - especialista na área e que presta assessoria jurídica em várias regiões do país - quase a totalidade dos municípios brasileiros já se adequou a esta exigência do governo federal.
"Já passamos do prazo de regularização há muito tempo e os vereadores não têm outra opção a não ser votarem a favor desse projeto com a máxima urgência para que o município não seja penalizado', alertou o especialista previdênciário.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
