Viral

‘Delegato’ ganha ‘farda’ da Polícia Civil em Americana

O charmoso gato foi adotado, castrado e é cuidado pelos próprios policiais da delegacia desde março deste ano; veja as fotos

Por Liberal 23/06/2023 10h10
‘Delegato’ ganha ‘farda’ da Polícia Civil em Americana
Delegato é cuidado pelos próprios policiais - Foto: Junior Guarnieri-Liberal (6)

Quem passa pela delegacia de Polícia Civil de Americana já viu o novo funcionário do local. Trata-se do “Delegato”, que atua na fictícia Delegacia de Proteção Animal. O charmoso gato foi adotado, castrado e é cuidado pelos próprios policiais desde março deste ano.

Ele tem sua cama e é alimentado dentro da delegacia. Muito calmo, o felino até dá voltas na frente do estabelecimento policial, mas gosta mesmo é de acompanhar o registro das ocorrências.

Os funcionários da corporação gostam de ter o pet por perto, pois consideram que colabora para aliviar o stress do trabalho.

Ele pode auxiliar inclusive vítimas de crimes que procuram a Polícia Civil. Já houve casos em que mulheres chegaram chorando, mas se acalmaram após a interação com o gato. Mas quem curte mesmo são as crianças que eventualmente passam pela delegacia.

Alguns policiais já contaram histórias lúdicas de que o Delegato é adestrado, pois dirige até viaturas. As crianças amam os contos.

Mesmo quando várias pessoas aguardam para registrar o boletim de ocorrência, o gato fica deitado entre as mesmas.

Como forma de aliviar a tensão daquele momento, agentes policiais que dizem que irão elaborar o registro das ocorrências na frente do gato, que ficará esperando. Sempre acaba em risos.

Especialistas dizem que os gatos têm efeitos calmantes, ou que têm a capacidade de neutralizar energias negativas. Segundo os policiais que interagem com o Delegato, tudo isso faz sentido.