Divisão de impostos entre estado e municípios é tema de reunião com o MPE/AL
Os municípios tem direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado
O Ministério Público do Estado de Alagoas promoveu uma reunião, na manhã desta segunda-feira (31), para tratar a respeito da divisão do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Comunicação (ICMS) para os 102 municípios alagoanos. O encontro é um desdobramento da notícia de fato nº 01.2023.0001794-4 instaurada pela 18ª Promotoria de Justiça da Capital após pedido formulado pelos municípios de Maceió e Arapiraca, e foi presidido pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pela promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti.
No procedimento que tramita na 18ª Promotoria de Justiça da Capital, o MPAL busca ser o mediador entre o Estado e as prefeituras para que esse repasse aos municípios possa ocorrer da forma mais justa possível. “A forma de distribuição do ICMS é definida na Constituição Federal, em seu artigo 158, e na Lei Complementar nº 63/90, além de ser regido por uma lei estadual. É um repasse importantíssimo à sobrevivência das prefeituras, portanto, desejamos que essa questão possa ser solucionada de maneira pacífica e razoável para todas as partes envolvidas”, argumentou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
A reunião contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado da Fazenda e da Agricultura e Pecuária e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), além do chefe de gabinete do MPAL, promotor de Justiça Humberto Bulhões, e do promotor da Assessoria Técnica, Vicente Porciúncula.
Envio de documentação
Constitucionalmente, os municípios têm direito a 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado. “Nesta reunião, dentre outras solicitações, reforçamos o pedido para que a Secretaria de Agricultura e Pecuária nos envie os relatórios sobre a parte do ICMS que é originário do agronegócio e ajuda a gerar o valor repassado aos municípios pelo Estado. À Sefaz, pedimos informações sobre como funciona essa divisão e vamos, a partir de agora, seguir com o diálogo para chegarmos a denominador comum, de modo que todas as prefeituras possam se sentir satisfeitas”, afirmou Stela Valéria Cavalcanti.
Pelo regramento jurídico, o Estado faz a entrega do ICMS aos municípios sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, mediante crédito, em parcela correspondente ao valor devido, conforme o coeficiente individual de participação.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
