Polícia

Comandante da PM do RJ anuncia mudanças no treinamento após mortes de crianças em ações: ‘O protocolo é não atirar’

Medida surge dias após mortes de menores, como Thiago, Wendell e Eloáh.

Por 7Segundos com G1 16/08/2023 06h06
Comandante da PM do RJ anuncia mudanças no treinamento após mortes de crianças em ações: ‘O protocolo é não atirar’
Comandante da PM do RJ anuncia mudanças no treinamento após mortes de crianças em ações: ‘O protocolo é não atirar’ - Foto: Reprodução

O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, anunciou mudanças no treinamento da corporação. Nos últimos dias, três menores de idade foram mortos em ações da PM — Thiago, de 13 anos, na Cidade de Deus, e Wendell, de 17, e Eloáh, de 5, no Morro do Dendê. 

Em entrevista ao Bom Dia Rio desta terça-feira (15), o comandante da PM disse lamentar as mortes recentes. “O protocolo é não atirar”, afirmou.

Numa primeira turma, na semana que vem, 16 militares passarão por um “acompanhamento mais de perto” para “identificar os erros da abordagem”. 

“Era um treinamento preventivo por que toda a tropa passava. Mas, agora, quem se envolver nesse tipo de ocorrência vai ser obrigado a passar, e a gente vai dar um tratamento diferenciado a esse policial que se envolveu nessa ocorrência”, afirmou.

Além disso, haverá conversas diárias nos batalhões. “A gente está intensificando as instruções em cima dos nossos protocolos. Palestras vão ser intensificadas, treinamentos vão ser intensificados sempre, procurando condicionar melhor o nosso policial militar”, disse. 

Em 2023, até esta segunda-feira (14), o Instituto Fogo Cruzado tinha mapeado 16 crianças (entre 0 e 12 anos incompletos) baleadas na Região Metropolitana do Rio: 7 morreram e 9 ficaram feridas. Em 2022, nesse mesmo período, 5 crianças foram baleadas: 2 mortas e 3 feridas.