Educação

Educação Integral ou Educação em Tempo Integral? Entenda a diferença

Confira as quatro características da educação integral

Por 7Segundos 19/08/2023 08h08
Educação Integral ou Educação em Tempo Integral? Entenda a diferença
Educação Integral ou Educação em Tempo Integral? Entenda a diferença - Foto: Reprodução

Arapiraca foi pioneira na implantação do Sistema de Educação Integral. Em 2007, o Prefeito Luciano Barbosa inaugurava a Escola Municipal Zelia Barbosa Rocha, a primeira a adotar a modalidade de ensino em Alagoas e uma das poucas no país. Nos últimos anos, outras instituições públicas, municipais e estaduais, passaram a trabalhar de forma integral, beneficiando milhares de alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

O assunto voltou a tona recentemente, com o lançamento do Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640, que visa fomentar a criação de matrículas em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral.

Uma das mudanças mais importantes ainda gera dúvidas para a população. Afinal, o termo correto é Educação Integral ou Educação em Tempo Integral? Apesar de parecer a mesma coisa, há grandes diferenças.

A concepção de educação integral está ganhando terreno entre os educadores e despertando o interesse de diversas famílias. É crucial diferenciá-la da educação em tempo integral, na qual os alunos passam ambos os turnos do dia na escola. Na abordagem de formação integral, o objetivo é compreender e desenvolver o aluno em diversas dimensões, para além do conteúdo ministrado em sala de aula.

No âmbito da formação integral, a escola empenha-se em lidar não somente com os aspectos pedagógicos, mas também com os aspectos sociais, psicológicos e afetivos do aluno. Em contraste, na educação em tempo integral, a principal ênfase recai sobre a quantidade de horas que a criança ou adolescente passa na instituição de ensino, sem necessariamente garantir uma formação integral.

De acordo com artigo publicado pelo Grupo Melhor Escola, são quatro características importantes que definem a educação integral:

Contemporânea: é uma proposta de educação alinhada com as demandas do século XXI, pois pretende formar alunos críticos e autônomos, que sejam responsáveis por si e pelo mundo;

Inclusiva: ela reconhece a multiplicidade e a singularidade das pessoas, por isso, ela fomenta a inclusão e a participação de todos e todas no processo de formação da criança ou do adolescente;

Equânime: a educação integral reconhece o direito de todas e de todos de aprender, nem que para isso seja necessário criar processos educativos diferenciados e diversificados, que interajam com várias linguagens, recursos, espaços e agentes. Essa característica é central no enfrentamento das desigualdades educacionais, pois reconhece e satisfaz as demandas de crianças que precisam ser educadas a partir de realidades diferentes; 

Sustentável: é considerada uma proposta de educação sustentável por ser comprometida com processos educativos que considerem o contexto dos alunos e por realizar uma interação permanente entre o que é aprendido e o que é ensinado.

SEGURANÇA PARA OS PAIS E OPORTUNIDADE PARA OS FILHOS

A educação integral vai além de um sistema de ensino, pois provê segurança para os pais e gera oportunidades para os filhos, que tem acesso a diversas atividades extracurriculares, como esporte, lazer, arte, cultura, e muito mais.

Esses aspectos foram destacados pelo deputado federal Daniel Barbosa, um dos maiores defensores da educação integral em Alagoas, que classificou as escolas como instrumentos de transformação social.

Segundo Daniel, é necessário que a juventude alagoana tenha acesso aos equipamentos públicos de apoio à educação integral para fugir da marginalidade.

“Ginásios poliesportivos, campos de futebol e áreas de convivência são essenciais para garantir que jovens tenham oportunidades de transformação, principalmente aos que moram na periferia”, disse o deputado, que esteve presente no lançamento do novo programa nacional.

Arapiraca conta com uma das mais completas redes de escolas em tempo integral no país. São seis Centros de Apoio, os chamados Caetis.

CAETI I: Centro de Cultura Corporal


Localizado às margens da rodovia AL-110, o equipamento oportuniza aos estudantes a prática esportiva. O equipamento público conta com piscinas, quadra poliesportiva, ginásio, campo de futebol e centro de convivência.

CAETI II: Escola de Belas Artes


Na instituição, localizada na Praça Luiz Pereira Lima, Centro, os alunos da rede pública tem acesso a diversos cursos ligados às artes, como canto, instrumentos musicais, pintura, desenho, atuação, dança e muito mais.

CAETI III: Planetário e Casa de Ciência


Localizado na orla da Perucaba, o equipamento é o maior planetário da América Latina e atua nas atividades astronômicas e de incentivo à ciência junto aos alunos da rede pública.

CAETI IV: Escola de Circo


Localizada no Bosque das Arapiraca, a Escola de Circo Palhaço Biribinha, atua como ferramenta pedagógica na perspectiva multidisciplinar. 

CAETI V: Escola de Campo


Localizada no bairro Abatingas, a unidade conta com mais de 2,5 mil metros quadrados e insere os estudantes em atividades voltadas ao meio ambiente, agricultura e pecuária.