SMTT integra rede de apoio à vida para diminuir violência no trânsito em Arapiraca
A rede vai realizar várias atividades educativas e de fiscalização inicialmente neste período de festas de final de ano para evitar acidentes
Uma reunião promovida pela 4a Promotoria de Justiça na sede do Ministério Público em Arapiraca, resultou na criação da Rede Integrada de Apoio À Vida. A proposta do promotor de Justiça, Rogério Paranhos, busca reduzir o número de acidentes de trânsito na região de Arapiraca com ações integradas.
A Rede, que contará com a participação do Ministério Público, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, Detran/AL, Batalhão de Polícia Rodoviário, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Operação Lei Seca e Departamento de Estradas de Rodagem ( DER) vai realizar várias atividades educativas e de fiscalização inicialmente neste período de festas de final de ano para evitar acidentes e, posteriormente, com ações ao longo de 2024.
“A ideia é paz no trânsito. Uma rede pela paz. A gente precisa acabar com as mortes no trânsito, evitando acidentes, evitando que pessoas fiquem com sequelas para o resto da vida. Por isso é fundamental esta rede com tantas instituições comprometidas com os trabalhos. Quem pegar o carro e ingerir bebida alcoólica vai ser punido, tem que ser punido. A gente está pedindo, inclusive, a suspensão da habilitação de todos os condutores que são flagrados em estado de embriaguez ao volante e pedimos também a apreensão do veículo. A ideia de paz junto com a ideia de legalidade é para a pessoa entender também que a lei, as normas de trânsito, elas são feitas para salvar vidas. Estamos muito motivados”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Paranhos.
Edira Soares, representante do Detran/AL na Rede, vai coordenar as ações com Alberto Peixoto (SMTT Arapiraca), Francisco José (SMTT Arapiraca) e Isabela Sitta (representando o MP/AL).
“O trânsito é um problema complexo que afeta todos e que envolve muitas instituições. Então, trabalhar em rede faz com que as ações se fortaleçam e cria uma inteligência coletiva para a gente ter soluções mais assertivas para mitigar a violência no trânsito. A ideia definida pela iniciativa do Ministério Público é que comece com ações educativas e de fiscalização este ano, mas que a partir de 2024 a gente tenha um trabalho continuado de planejamento baseado em estatísticas de acidentes para que depois a gente possa ter ações de fiscalização, educação e engenharia de trânsito”, afirmou Edira Soares, cgefe do departamento de Educacao para o Transito do Detran/AL e que assumiu acoordenadoria da Rede Integrada de Apoio à Vida.
“A integração dessas forças é importante para que a gente consiga produzir ações que sejam efetivas, principalmente para reduzir a quantidade de acidentes de trânsito em Arapiraca, principalmente na AL 220. Existe a necessidade de unir todas as forças para que a gente consiga salvar vidas. É basicamente isso: salvar vidas. A redução de acidentes. Na verdade, ela é uma consequência de consciência do próprio condutor, mas a ideia mesmo é focar na vida do ser humano”, declarou Katiane Duarte, superintendente da SMTT Arapiraca.
Responsável pelo atendimento das vítimas de acidentes de trânsito, o Hospital de Emergência do Agreste, sediado em Arapiraca,também é integrante da rede. Os profissionais de saúde já realizam ações internas com palestras e conscientização sobre os riscos da mistura álcool e direção e também terá papel importante na elaboração de logística para a culminância das ações no trânsito.
“Ações efetivas com todas estas instituições vão resultar em redução no número de atendimentos no Hospitalde Emergência. O volume de acidentes é grande e, na maioria da vezes está relacionado a bebida alcoólica e condução de veículos. Vamos trabalhar juntos, na mesma direção, trocando informações e formando estatísticas que possam apontar os pontos que precisam de maior atenção” comentou Vanderly Oliveira, diretor-médico do HEA.
“O trabalho do Batalhão de Policia Rodoviário ganha um reforço importante na fiscalização contra irregularidades no transito, principalmente no combate a condutores que misturam álcool e direção. Todos unidos na educação, na fiscalização e contando com a conscientização da sociedade”, afirmou o tenente PM Cristiano.