Lupi diz que fila do INSS 'nunca vai acabar' e fala em reduzir espera para 30 dias em 2024
As declarações foram dadas durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reafirmou seu compromisso com as milhares de pessoas que aguardam ansiosamente por perícia médica do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. Entretanto, mas foi claro ao dizer que a fila nunca vai acabar. O objetivo é que, agora em 2024, o tempo máximo de espera seja de 30 dias, como prevê o projeto de lei do deputado federal alagoano Daniel Barbosa, que ajudou a inspirar a Medida Provisória proposta pelo Governo Federal.

Ainda segundo Lupi, a fila de espera para análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias.
“Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício”, pontuou o ministro. “Nunca vai acabar a fila. Prestem atenção: quem diz que vai acabar a fila é mentiroso. Todo mês entram 900 mil pedidos, 1 milhão de pedidos novos, então todo mês terão mais pessoas pedindo e ninguém resolve assim”.
As declarações foram dadas durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS.
De acordo com o ministro, o desafio a partir de agora será a humanização do atendimento do Instituto.
“Este ano vai ser o ano da humanização da Previdência, nada substitui a presença física [nas agências]. As pessoas veem na Previdência um braço amigo, [o atendimento] precisa ter humanização”, concluiu.
Sobre o PL
Além de prevê o prazo máximo de 30 dias para perícia médica não INSS, o projeto de Lei de Daniel Barbosa, que ajudou a inspirar a MP do Governo Federal de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, também estipula que, em caso de não observância dos prazos, o Instituto deverá conceder provisoriamente os benefícios requeridos.
Já a MP apresentada pelo Governo Federal, promove o pagamento de bônus para servidores que atuam na análise desses processos, dando prioridade para os que já tiveram prazo final expirado ou estão com mais de 45 dias.
Últimas notícias
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na Canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
