Criação de campus da Ufal entre Campo Alegre e Teotonio Vilela está com discussão avançada
Fundepes apoia iniciativa que deve atender também estudantes de Junqueiro, Boca da Mata e de outros municípios da região
A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) participou de uma reunião vital no escopo do novo projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Convocado pelo reitor Josealdo Tonholo, o encontro discutiu com prefeitos do interior do estado a criação de mais um campus da Universidade, desta vez em área localizada entre os municípios de Campo Alegre e Teotônio Vilela. A reunião ocorreu na última segunda-feira (18).
O futuro campus Tabuleiros do Sul pretende atender estudantes das regiões de Campo Alegre, Anadia, Teotônio Vilela, Junqueiro e Boca da Mata, entre outros municípios. O projeto está em fase de concepção e a Fundepes apoia a iniciativa. De acordo com a vice-presidente da Fundação, Taciana Melo, um novo campus da Ufal gera mais dividendos para o estado e, especialmente, alavanca a educação e a execução de projetos de apoio por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes.
“A Fundepes acredita e se empenha pelo desenvolvimento da educação e da inovação em Alagoas, por meio da gestão de projetos de caráter científico, educacional, cultural, extensionista, de apoio a gestões e em demais áreas. A proposta do campus Tabuleiros do Sul tem tudo para impulsionar uma região importantíssima do estado, e que necessita de ensino superior e pesquisa. Estamos falando de benefício para mais de 170 mil habitantes da região, que serão impactos diretamente com a execução desta iniciativa do novo campus da Ufal”, afirmou Taciana.
A interiorização da Ufal representa não apenas a chegada de uma instituição renomada de ensino superior, mas também a expansão de oportunidades de formação e especialização em diversas áreas de atuação. Com a presença da universidade na região, estudantes locais terão acesso facilitado a cursos de graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e socioeconômico da comunidade. Além disso, a presença da Ufal na região poderá estimular o surgimento de iniciativas empreendedoras e a valorização do capital humano, fortalecendo a economia local e fomentando o desenvolvimento regional.
Últimas notícias
Truque inusitado para limpar box de banheiro com sacola viraliza e choca web
Deputado Leonam alerta tutores de pets sobre último dia de vacinação antirrábica
Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas
Governo anuncia envio de equipes para região destruída por ciclone
“Cenário de guerra”: diz coronel dos Bombeiros sobre destruição após tornado no Paraná
Figura conhecida na Feira dos Carros de Arapiraca morre vítima de infarto
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
