Entretenimento

Portugal e França vão receber Festival de Música de Penedo edição 2024

Parceria com as universidades Nova de Lisboa, Bordeaux Montaigne e Sorbonne e com o Município de Vouzela levam Ufal para o outro lado do Atlântico

Por 7segundos 02/04/2024 14h02 - Atualizado em 02/04/2024 14h02
Portugal e França vão receber Festival de Música de Penedo edição 2024
Penedo, em Alagoas - Foto: Assessoria

O Festival de Música de Penedo (Femupe) edição Europa 2024 acontece de 4 a 13 deste mês e leva, pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Alagoas para o outro lado do Atlântico. Desta vez, a comitiva formada por nove integrantes brasileiros vai desembarcar em Lisboa e Vouzela, em Portugal, e Bordeaux, na França, com uma programação recheada de palestras, oficinas e concertos.

Para o coordenador-geral do Femupe no Brasil, professor Marcos Marcos Moreira, o desafio é imenso, principalmente pela falta de apoio financeiro. “Não podíamos deixar de realizar o festival na Europa. Vamos em nove pessoas para o festival, todos por conta própria, porque não conseguimos passagens nem diárias. As restrições orçamentárias da Ufal deixaram o reitor [Josealdo Tonholo] de mãos atadas. Por mais que ele quisesse ajudar, não há recursos. É muito difícil encarar essa jornada com recursos próprios, mas estamos conseguindo vencer os desafios!”, desabafou.

Moreira relata que, mesmo com as dificuldades reais, nada vai tirar o brilho do Festival na Europa. “Vamos abrir portas porque considero muito importante essa parceria com as universidades francesas e portuguesa. Meu agradecimento especial ao professor e pesquisador David Cranmer, que, mais uma vez, vai abrir as portas do Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, e aos professores do Laboratório Artes, da Universidade Bordeaux Montaigne [Université Bordeaux Montaigne], e do Instituto de Pesquisa em Musicologia, da Universidade Sorbonne [Sorbonne Université]. Também agradeço ao maestro português, Pedro Serrano, que vai nos receber em Vouzela”, completou

Programação geral

De 4 a 13 deste mês, o Femupe, em parceria com o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) tem programação científica bem variada, promovida por três universidades: Bordeaux Montaigne e Sorbonne, na França, e Nova de Lisboa, em Portugal, por meio do grupo de pesquisa Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, vinculado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem).

Dias 4 e 5, no Conservatório de Bordeaux, e dia 11 de abril, na Universidade Nova de Lisboa. Nos dias 12 e 13, a programação artística e as oficinas de instrumentos musicais vão acontecer no Centro Cultural de Vouzela, Portugal, sob o comando do maestro Pedro Serrano.

A programação na França, no dia internacional de estudo sobre Hibridações musicais brasileiras: a linguagem musical de Hermeto Pascoal, vai acontecer no Conservatório de Bordeaux, na Universidade de Bordeaux Montaigne. “Este evento é desafiador e um divisor de águas, porque a parceria entre a Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo, ligado ao Ichca [Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes], e as universidades de Bordeaux Montaigne e de Sorbonne será fortalecida”, garantiu Marcos Moreira.

A comissão organizadora do evento na França é formada pelos professores e pesquisadores Gérald Guillot, da Université Bordeaux Montaigne; Marcos Moreira, da Ufal; e Jean-Marc Chouvel, da Sorbonne Université. O comitê científico tem como integrantes, além de Marcos Moreira, Thiago Cabral Carvalho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí– Brasil; Marc Chemillier, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais; Jean-Marc Chouvel, da Sorbonne; Ludovic Florin, da Universidade Toulouse Jean-Jaurès; Didier Guigue, da Universidade Federal da Paraíba–Brasil; Gérald Guillot e Pascal Pistone, ambos da Universidade de Bordeaux Montaigne.

Programação em Bordeaux

Abertura do dia de estudos, com Gérald Guillot, da Universidade Bordeaux Montaigne. Em seguida, Mundo Verde Esperança: Utopia e metafísica da música universal de Hermeto Pascoal, com Frederico Lyra de Carvalho, da Universidade da Picardia Júlio Vernes e Universidade de São Paulo.

Também terá o depoimento Concepção harmônica e rítmica de Hermeto Pascoal em suas peças inéditas para piano solo, com Jovino Santos Neto, ex-pianista de Hermeto Pascoal.

Música brasileira no centro das inovações harmônicas do jazz pós-bop. Cinco interpretações de “Pequena Igreja”, de Hermeto Pascoal, como parte de um experimento com pianistas de jazz, com Nathan Arnoult, da Universidade Toulouse Jean Jaurès.

“Hands-Chords Notation”: sistema de acordes simbólicos de Hermeto Pascoal para configurações intervalos específicos, com Felipe Abreu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Particularidades da estética sonora hermetiana à luz da obra Sinfonia em Quadrinhos (1986), com Thiago Cabral, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Em busca de uma economia de acordes no Calendário Sonoro: análise de cinco peças de instruções, com Felipe Abreu, Victor Diz, Adrian Alefe, Sérgio Freire, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Federal de Minas Gerais.

As ações do Cemupe serão apresentadas e debatidas por Marcos Moreira, Claudia Góes e João Gracindo Neto, da Ufal, e o encerramento da programação com Gérald Guillot, da Universidade Bordeaux Montaigne.

Programação em Vouzela

O Femupe em Vouzela terá uma programação bem brasileira, com a participação de Wilbert Fialho (guitarra e violão); Ricardo Lopes (guitarra e jazz), João Francisco (clarinete), maestro Sérgio Moura, da Paraíba; e o pesquisador João Neto. Na produção, a equipe vai contar com Ana Greyce e Carlos André.

De acordo com Marcos Moreira, serão promovidas oficinas de trombone, violão, improvisação, percussão brasileira e clarinete. Também está confirmado recital do pianista português Paulo Oliveira.

Também em Vouzela, Marcos Moreira vai apresentar o Femupe, com a palestra Penedo, o Festival e intercâmbios.