Uneal e Uncisal conseguem aprovação do projeto de extensão PET - Saúde e Equidade
O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde Equidade) anunciou que a proposta apresentada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi aprovada para a 11ª edição do programa.
O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade) é um dos pilares desse compromisso, visando não apenas a formação de profissionais capacitados, mas também a criação de condições para o exercício pleno da valorização no campo da saúde.
A pró-reitora de Extensão, Sanádia Gama, ressalta que, mesmo sem ofertar cursos na área da saúde, a Uneal tem alcançado resultados significativos através de suas atividades de extensão, como é o caso do PET-Saúde Equidade. Segundo ela, "a interconexão entre os cursos da saúde e das humanas oportuniza a integração durante o processo formativo, fortalecendo os princípios da equidade, universalidade e integralidade, valorizando as trabalhadoras e futuras trabalhadoras".
O PET-Saúde Equidade, desenvolvido em parceria com a Uncisal e a Secretaria Municipal de Saúde, surge como uma política indutora de educação em saúde, articulada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Sua implementação impacta positivamente no processo formativo, promovendo reflexões sobre políticas, programas e ações de saúde.
O projeto, que conta com a participação das docentes Dra. Ana Lydia Vasco de A. Peixoto e Ma. Ana Paula Monteiro Rêgo da Uneal, realizará atividades no eixo de valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS, saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na saúde.
Por meio de ações articuladas, como a ampliação de projetos de extensão e pesquisa, e a integração intercursos, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades da população LGBTQIAP+, gestantes, lactantes e demais grupos vulneráveis. Além disso, visa identificar fatores que promovam o sofrimento mental das trabalhadoras no SUS e fortalecer os eixos integrados entre os cursos envolvidos, em conformidade com a política de equidade.
Dessa forma, a Uneal reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e valorização no campo da saúde, contribuindo para um SUS mais justo e inclusivo.
Últimas notícias
Justiça Eleitoral mantém cassação do prefeito Bruno Teixeira e do vice em Maribondo
Homem furta bicicleta em frente a supermercado na Ponta da Terra, em Maceió
Ceci se posiciona: violência contra a mulher não é notícia comum, é crime
Ação integrada entre a PM de Alagoas e Sergipe resulta na prisão de suspeito de homicídio
Mulher sofre infarto e morre após saber de falecimento das amigas em acidente de Mata Grande
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
