Educação

Uneal e Uncisal conseguem aprovação do projeto de extensão PET - Saúde e Equidade

O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por 7segundos/Assessoria 05/04/2024 17h05
Uneal e Uncisal conseguem aprovação do projeto de extensão PET - Saúde e Equidade
Fachada da Uneal - Foto: Ascom Uneal

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde Equidade) anunciou que a proposta apresentada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi aprovada para a 11ª edição do programa.

O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade) é um dos pilares desse compromisso, visando não apenas a formação de profissionais capacitados, mas também a criação de condições para o exercício pleno da valorização no campo da saúde.

A pró-reitora de Extensão, Sanádia Gama, ressalta que, mesmo sem ofertar cursos na área da saúde, a Uneal tem alcançado resultados significativos através de suas atividades de extensão, como é o caso do PET-Saúde Equidade. Segundo ela, "a interconexão entre os cursos da saúde e das humanas oportuniza a integração durante o processo formativo, fortalecendo os princípios da equidade, universalidade e integralidade, valorizando as trabalhadoras e futuras trabalhadoras".

O PET-Saúde Equidade, desenvolvido em parceria com a Uncisal e a Secretaria Municipal de Saúde, surge como uma política indutora de educação em saúde, articulada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Sua implementação impacta positivamente no processo formativo, promovendo reflexões sobre políticas, programas e ações de saúde.

O projeto, que conta com a participação das docentes Dra. Ana Lydia Vasco de A. Peixoto e Ma. Ana Paula Monteiro Rêgo da Uneal, realizará atividades no eixo de valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS, saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na saúde.

Por meio de ações articuladas, como a ampliação de projetos de extensão e pesquisa, e a integração intercursos, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades da população LGBTQIAP+, gestantes, lactantes e demais grupos vulneráveis. Além disso, visa identificar fatores que promovam o sofrimento mental das trabalhadoras no SUS e fortalecer os eixos integrados entre os cursos envolvidos, em conformidade com a política de equidade.

Dessa forma, a Uneal reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e valorização no campo da saúde, contribuindo para um SUS mais justo e inclusivo.