Uneal e Uncisal conseguem aprovação do projeto de extensão PET - Saúde e Equidade
O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde Equidade) anunciou que a proposta apresentada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi aprovada para a 11ª edição do programa.
O projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O foco será valorizar as trabalhadoras e futuras profissionais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade) é um dos pilares desse compromisso, visando não apenas a formação de profissionais capacitados, mas também a criação de condições para o exercício pleno da valorização no campo da saúde.
A pró-reitora de Extensão, Sanádia Gama, ressalta que, mesmo sem ofertar cursos na área da saúde, a Uneal tem alcançado resultados significativos através de suas atividades de extensão, como é o caso do PET-Saúde Equidade. Segundo ela, "a interconexão entre os cursos da saúde e das humanas oportuniza a integração durante o processo formativo, fortalecendo os princípios da equidade, universalidade e integralidade, valorizando as trabalhadoras e futuras trabalhadoras".
O PET-Saúde Equidade, desenvolvido em parceria com a Uncisal e a Secretaria Municipal de Saúde, surge como uma política indutora de educação em saúde, articulada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Sua implementação impacta positivamente no processo formativo, promovendo reflexões sobre políticas, programas e ações de saúde.
O projeto, que conta com a participação das docentes Dra. Ana Lydia Vasco de A. Peixoto e Ma. Ana Paula Monteiro Rêgo da Uneal, realizará atividades no eixo de valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS, saúde mental e violências relacionadas ao trabalho na saúde.
Por meio de ações articuladas, como a ampliação de projetos de extensão e pesquisa, e a integração intercursos, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades da população LGBTQIAP+, gestantes, lactantes e demais grupos vulneráveis. Além disso, visa identificar fatores que promovam o sofrimento mental das trabalhadoras no SUS e fortalecer os eixos integrados entre os cursos envolvidos, em conformidade com a política de equidade.
Dessa forma, a Uneal reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e valorização no campo da saúde, contribuindo para um SUS mais justo e inclusivo.
Últimas notícias

Sine Porto Calvo oferece 180 vagas de emprego

Com recurso destinado por Alfredo Gaspar, Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rita é inaugurado em Palmeira

Orquestra Sinfônica Brasileira traz Programa Conexões Musicais para Penedo

Primeira capacitação do catálogo Raízes Criativas reuniu mais de 50 empreendedoras

Após quase 40 anos sem contato, moradora de São Paulo procura por parentes em Arapiraca

Suspeito de homicídios e ataques incendiários, traficante morre em confronto com a polícia de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
