Tempo médio de espera por benefícios do INSS em Alagoas é de 99 dias, o segundo maior do país
Um PL apresentado pelo deputado alagoano Daniel Barbosa inspirou medida provisória transformada em lei para o enfrentamento à fila do instituto
Os dados recentes do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps) revelaram que Alagoas está enfrentando um dos maiores tempos de espera para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país.
De acordo com o Beps, os alagoanos aguardam em média 99 dias para receber uma resposta do instituto, quando o prazo legal estabelecido é de até 45 dias. Esse cenário coloca o estado como o segundo com maior tempo médio de espera, ficando atrás apenas de Tocantins, onde o período chega a 100 dias.
Atualmente, cerca de 46 mil pessoas estão na fila do INSS em Alagoas aguardando pela concessão de benefícios.
Em fevereiro, foram emitidos 461.335 benefícios do INSS em Alagoas, totalizando um montante de R$787 milhões.
SINAIS DE MELHORA
De acordo com o órgão, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido em março ficou em 43 dias, abaixo do prazo legal estabelecido de 45 dias. Esse indicador leva em consideração os requerimentos em estoque, descontando os pedidos que estão em exigência. Importante destacar que o TMC engloba diversos tipos de benefícios, como aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios.
Os números também apontam para uma redução na fila de espera. Em janeiro, 1.569.602 pessoas estavam aguardando análise, número que diminuiu para 1.447.754 em março.
Um aspecto positivo é a redução do tempo de espera para a concessão do auxílio por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. Segundo a Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben), o Tempo Médio de Concessão (TMC) foi de 26 dias em dezembro do ano passado em todo o país, comparado aos 28 dias de novembro.

Diante desse panorama, que era pior em 2023, o deputado federal alagoano Daniel Barbosa (PP) apresentou, à época, um projeto de lei para intervir nacionalmente na redução da fila do INSS, com o objetivo de reduzir o prazo para perícia médica para no máximo 30 dias. Esse projeto foi discutido em um encontro entre o parlamentar e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Em resposta às demandas, o Governo Federal publicou uma Medida Provisória que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Esse programa visa reduzir o estoque de pedidos em atraso no INSS, oferecendo bônus aos servidores e médicos peritos como incentivo.
Em novembro, a MP foi substituída por uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, prorrogando estas medidas por mais nove meses, e podendo ser estendidas por mais três meses.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
