Campanha de Vacinação Antirrábica é prorrogada no interior de Alagoas
Ação seria encerrada nesta segunda-feira (22), mas a Sesau ampliou o prazo para que a meta seja atingida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) prorrogou a Campanha de Vacinação Antirrábica nos 101 municípios do interior de Alagoas até o próximo dia 6 de maio. A ação seria encerrada nesta segunda-feira (22), mas, devido ao fato de apenas 62% dos 482.994 cães e gatos preconizados terem sido vacinados, a ampliação foi necessária, uma vez que a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 80%.
A Campanha de Vacinação Antirrábica foi iniciada, oficialmente, em Alagoas no dia 18 de março. Para a realização da ação preventiva, a Sesau distribuiu 500 mil doses de vacinas e seringas para todos os municípios alagoanos e, agora, cabe aos donos de cães e gatos aderirem à ação e levarem seus felinos e caninos para serem imunizados.
A ação ocorre nos postos de vacinação dos 101 municípios do interior do Estado, uma vez que a capital alagoana já realizou a imunização dos felinos e caninos em janeiro deste ano. Para saber sobre os locais de vacinação, é necessário procurar as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) e se informar sobre os dias, horários e locais de vacinação disponibilizados por cada cidade.
O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses, veterinário Clarício Bugarim, destacou a necessidade dos municípios implementarem estratégias eficazes para garantir o alcance da meta preconizada para a Campanha de Vacinação Antirrábica. "Entre as medidas está a busca ativa e visita aos domicílios situados em locais de difícil acesso e a zona rural, uma vez que a vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra o vírus da raiva.
A DOENÇA
A raiva é uma doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que afeta os mamíferos como cães e gatos, e que pode ser transmitida para os humanos através da saliva de animais infectados, durante a mordedura. No ser humano é considerada extremamente grave, com índice de mortalidade próximo de 100%. A vacina é a principal forma de prevenção da doença.
Entre os principais sintomas desencadeados em humanos, a raiva provoca infecção; febre; delírios; espasmos musculares involuntários, generalizados e até convulsões; além de espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua quando o paciente tenta ingerir líquido. Em Alagoas, no período de 1980 a 2024, foram registrados 100 casos de raiva humana, sendo o último caso diagnosticado em 2006, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).
Últimas notícias

Trabalho de captação do Hemoal faz Alagoas chegar a quase 70 mil cadastrados para doação de medula óssea

Ciclista morre atropelado em trecho da AL-101 na Barra de São Miguel

Vaqueiro morre após cair de cavalo na vaquejada de Surubim

1ª Corrida Alagoas Sem Fome arrecada cerca de 2 toneladas de alimentos para instituições do estado

Impunidade levou Congresso a rever blindagem parlamentar em 2001

Comissão aprova projeto de Alfredo Gaspar que endurece lei contra o tráfico de drogas
Vídeos e noticias mais lidas

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
